Policiais de MT terão maior facilidade para adquirir armamento particular
Nesta segunda-feira (18) a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp) e Comando Geral da Polícia Militar (PM) do Estado, assinarão um convênio com a MT Fomento. O objetivo é criar uma linha de crédito para os policiais militares adquirirem armamento. Com o convênio o policial militar irá adquirir o próprio armamento direto do fabricante, com condições facilitadas e desconto em folha de pagamento.
O modelo e tipo de armamento a ser adquirido será estabelecido pela Sejusp e as especificações técnicas elaboradas pelo Comando Geral da PM, que deverá também encaminhar requerimento prévio à MT Fomento para que informe a disponibilidade de margem de consignação do policial para aquisição da arma.
O valor máximo individual a ser liberado pela MT Fomento aos policiais militares será de até R$ 3 mil, que poderá ser financiado em até 36 vezes. O secretario de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, explicou que, durante o expediente, o policial utiliza uma arma, fornecida pelo Estado e que fica no quartel. O convênio vai possibilitar que o policial, que ainda não tem armamento pessoal, passe a ter.
A proposta surgiu depois que o cabo PM Fábio Moraes de Aguiar foi morto com um tiro no peito em 02 de janeiro, quando perseguia um assaltante que havia roubado uma panificadora no bairro CPA. Fábio, que atuava em Chapada dos Guimarães, estava desarmado e acabava de chegar em casa do trabalho quando os vizinhos o avisaram do assalto ao comércio que fica nas imediações. O policial seguiu o assaltante, mas acabou atingido.
A iniciativa foi apresentada ao governador Blairo Maggi, que também se posicionou favorável ao convênio.
Comentários