Remédios são vendidos com preços de até 90% de desconto em MT
Várzea Grande é o único município de Mato Grosso a administrar a Farmácia Popular do Brasil. No local os medicamentos podem ser encontrados com até 90% de descontos - se comparadas às unidades de redes privadas. Na capital a Farmácia Popular esta sob responsabilidade do Governo do Estado. A Farmácia Popular possui uma lista de 100 medicamentos classificados essênciais. Os remédios são da atenção básica de saúde pública que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população, como por exemplo, tratamento de doenças renais e gástricas, hipertensão, diabetes, depressão e asmas, além de preservativos masculinos.
Conforme explica a farmacêutica Giovana Godoy, os usuários da Farmácia Popular são na maioria do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o acesso também esta disponível para usuários da rede privada. "A única exigência para aquisição do medicamento é apresentação de receita médica ou odontológica, e que esta esteja com data recente".
A farmacêutica frisou que a exigência da receita é uma forma de evitar a automedicação, que pode causar em determinados pacientes intoxicações ou até mascarar sintomas de doenças importantes. "Por isso exigimos a receita na hora de comprar a medicação", pontuou Giovana Godoy.
PROCURA – A Farmácia Popular de Várzea Grande atende em média cem pessoas/dia. Dentre os remédios de maior saída estão o "Sinvastantina" (colesterol) e o medicamento "Omeplazol", para o combate de problemas estomacais.
O Programa Farmácia Popular do Brasil faz parte da Política de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos.

Comentários