Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 15 de Fevereiro de 2008 às 18:18

    Imprimir


Estelionatários têm usado mensagens de telefone celular para aplicar golpes em moradores de Mato Grosso. Eles prometem prêmios para as pessoas que depositarem dinheiro em uma conta de banco. "Você foi contemplado com um Fiat Palio Flex na promoção Este Fiat é Meu, do Caldeirão do Huck. Ligue grátis para...". Esta é a mensagem de texto que assustou Pedro Ricardo de Almeida Pires (23), morador de Cuiabá. Ele recebeu a mensagem nesta sexta-feira. Preocupado, ele ligou para a TV Globo no Rio de Janeiro, que o alertou para a inexistência de tal promoção. Pedro Ricardo se livrou de cair no golpe.

Pedro disse que entrou em contato com a suposta organização da promoção. O telefone informado, com prefixo 85, é da cidade de Fortaleza (CE). Ele conta que desconfiou na mesma hora que se tratava de um esquema. "Quando falei com eles, percebi que não era um atendimento automático e sério. A voz oscilava demais" comentou, em entrevista ao site da TV Centro América.

O estelionatário disse que o rapaz ganharia um automóvel zero quilômetro. No entanto, para retirar o prêmio, Pedro deveria fazer uma doação para o Criança Esperança, Fundação Ayrton Senna ou para o Fome Zero, do governo federal. Pedro teria que depositar R$ 280, que corresponde a 1% do valor do veículo, em uma agência bancária. Para complicar as coisas, o estelionatário disse a Pedro que ele receberia em breve uma palavra-chave, confirmando o prêmio. Tudo mentira.

A reportagem da TV Centro América encontrou em contato a polícia do Ceará, que informou que o golpe é aplicado por presos no Estado. Eles mandam a mensagem aleatoriamente para celulares de todo o Brasil. A Delegacia de Fraudações e Falsificações informou que vários inquérito já foram abertos para apurar este tipo de denúncia, mas que o trabalho é lento, visto que os criminosos, em geral, são pessoas já condenadas pela justiça.

A polícia recomenda atenção. E alerta às pessoas para não divulgarem dados por telefone e sempre desconfiarem desse tipo de abordagem.

Esta não é a primeira vez que casos como este ocorrem em Mato Grosso. No fim do ano passado, o golpe era em nome do Programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186749/visualizar/