Preta Gil aciona advogado por suposta ofensa no Google
A atriz carioca Preta Gil, 33, acionou o seu advogado por conta do resultado de uma busca do Google, que a estaria ofendendo. Ao digitar o termo "atriz gorda" na pesquisa por imagens, o site sugere ao usuário experimentar também a procura pelo nome da atriz.
De acordo com a assessoria de imprensa da Preta Gil, uma reunião com o advogado da atriz foi marcada para a próxima terça-feira (19). A atriz não quis comentar o caso.
Segundo o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, a associação das palavras ao nome da atriz pode se tratar de um "Google bomb". "É uma armação feita pelos próprios internautas que não dura muito tempo", disse.
A "bomba do google" é uma manobra para influenciar a classificação de certas páginas nos resultados do buscador. Na maioria das vezes, a ação é feita com fins políticos ou humorísticos por blogueiros. A técnica funciona quando um grande número de páginas com determinadas palavras dão links para o site escolhido.
"Os advogados dela [Preta Gil] ainda não entraram em contato com a gente. Quando ocorrer, vamos ver o que podemos fazer juntos", disse Ximenes.
O Google usa algoritmos para realizar buscas em seu banco de dados. Havendo um grande número de referências que relacionem dois termos, o sistema automaticamente os associa e sugere ao usuário "experimentar" outra pesquisa.
Recentemente, Preta Gil resolveu mover processo judicial contra alguns veículos de comunicação que a teriam ofendido. Segundo informa em seu blog, a atriz perdeu a paciência com as brincadeiras sobre suas formas físicas.
"Não irei mais aturar piadas que tenham como intenção me diminuir pelo fato de não fazer parte dos padrões de beleza impostos pela mídia de consumo", escreve a atriz.
Comentários