Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 29 de Maio de 2013 às 10:58
Por: Ronaldo Pacheco

    Imprimir


Sem a presença do secretário Éder de Moraes Dias, pré-candidato declarado da legenda ao governo de Mato Grosso, parte da Executiva Estadual do PMDB se reuniu com o presidente do diretório nacional, senador Valdir Raupp (RO), para discutir a sucessão de 2014. E, por orientação da Executiva Nacional, o PMDB de Mato Grosso terá candidatura própria nas eleições do próximo ano, para a sucessão do governador Silval Barbosa.

Aparentemente, o PMDB tenta preservar o nome de Eder de Moraes, que ingressou na legenda com os bênçãos do vice-presidente Michel Temer, do senador e ex-presidente José Sarney e do presidente estadual, deputado federal Carlos Bezerra. 

“O nome indicado passa necessariamente por uma avaliação quanto ao potencial eleitoral, visão política e social”, disse o deputado Carlos Bezerra, com a experiência de quem foi governador do Estado (1987/90). Ele observa que as perspectivas do partido para as próximas eleições “são muito boas”, com um número cada vez maior de pessoas que aguardam uma definição do peemedebista.

A confirmação de que o PMDB pretende ‘preservar’ Eder de Moraes, considerado por alguns como revelação da vida pública de Mato Grosso e, por outros, como ‘homem bomba’, está no texto da própria assessoria de Carlos Bezerra: o nome do secretário de Articulação Institucional do Estado é omitido como pré-candidato.

Carlos Bezerra tem dito reiteradas vezes que “não é hora de lançar candidato”. É provavelmente que a estratégia do PMDB seja igual à dos concorrentes. Prova disso é que nem mesmo o Partido da República, que tem no senador Blairo Maggi o nome mais forte entre os postulantes ao Palácio Paiaguás, até o momento, transferiu a definição para 2014.

“É possível que seja por isso que Eder não aparece entre os pré-candidatos citados pela assessoria de imprensa de Bezerra”, admite uma fonte da Executiva Estadual do PMDB.

Eder de Moraes teve uma reunião reservada com Valdir Raupp, antes do encontro com os dirigentes de Mato Grosso. Só não participou porque não faz parte da Executiva Estadual. 

Bezerra comunicou Raupp que o nome do précandidato será anunciado em julho, no encontro regional do PMDB da Baixada Cuiabana. E, conforme divulgação da assessoria do partido, cinco nomes serão avaliados até lá: Carlos Bezerra (deputado federal e presidente regional); Márcio Lacerda (ex-senador); Teté Bezerra (deputada estadual); Juarez Costa (prefeito de Sinop); e Francisco Faiad (secretário de Estado de Administração).

Bezerra explicou que o PMDB lançará chapa completa para deputado estadual e federal, e que está discutindo nomes também para Senado da República. Ele também disse que a reunião com o presidente do PMDB Nacional serviu para uma “troca de ideias entre o regional e o nacional”.

“Parabenizo o presidente Raupp por sua preocupação com o desempenho do partido nos estados”, argumenta Bezerra.

“Fizemos, com o presidente Raupp, uma avaliação macro, envolvendo aí uma caminhada junto com o PT, para a reeleição da presidente Dilma e um candidato próprio ao governo”, afirma o presidente do PMDB de Cuiabá, Clóvis Figueiredo, conforme a assessoria do PMDB. 

Para o secretário-geral do partido, Rodrigo Barbosa, filho do governador Silval Barbosa, as ações estão definidas. “Vamos continuar a caminhada juntos com PT. Ressaltamos a iniciativa do presidente Valdir Raupp, pela preocupação em ouvir as bases do partido nos estados, para definirmos uma linha de ação”, disse Rodrigo.

O ex-senador Márcio Lacerda, vice-presidente, o quadro geral do PMDB em Mato Grosso é totalmente favorável. Lacerda lembra que o partido veio de uma eleição em 2012 conquistando quase a metade dos votos em todo o Estado. “Portanto, o nosso partido teve o maior número de eleitores. Temos ainda as ações do governo, federal e estadual, envolvendo aí as obras da Copa do Mundo, o MT Integrado, que já está com mais de 60% das obras concluídas, e as parcerias com programas industriais”, resumiu o ex-senador.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/18682/visualizar/