Energia elétrica pode ter redução de 8,84% em Mato Grosso
A tarifa de energia elétrica pode ficar, em média, até 8,84% mais barata a partir de 8 de abril, em Mato Grosso. A proposta preliminar da redução tarifária cobrada pela Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat) foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e será submetida à audiência pública a partir de hoje, até o dia 13 de março, quando consumidores e até mesmo a distribuidora de energia podem dar contribuições acerca do reajuste.
A queda do índice médio, previsto pela revisão tarifária, é motivado pelo aumento na produtividade da concessionária e também pela redução no custo médio de capital, o qual define a remuneração da empresa, via o pagamento da tarifa pelo cliente da distribuidora.
O valor atual da tarifa residencial convencional no Estado é de R$ 328,81 (o megawatt hora MWh), sem impostos (Programa de Integração Social - PIS - e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins, e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -ICMS). Nas demais classes de consumo, o valor é diferenciado dependendo da quantidade de energia consumida.
A Cemat confirma, via assessoria de imprensa, que a redução preliminar prevista pela Aneel é motivada pela redução nos custos da empresa, que pôde desenvolver mais ações para melhoria do serviço, desembolsando menos nestes últimos quatro anos, o que implicou, inclusive, no aumento da produtividade da concessionária. O índice final da revisão tarifária será definido e divulgado pela Aneel no dia 8 de abril, passando a valer imediatamente.
Comentários