Operadores de telefonia móvel criam aliança contra pedofilia
"A maioria destes conteúdos se encontram atualmente na internet, mas as redes de operadores móveis poderiam se ver afetadas também", declarou Craig Ehrlich, responsável pela associação GSM.
"Dou meu total apoio a esta causa", garantiu Viviane Reding, comissária européia da sociedade da informação. Segundo ela, a "União Européia e a Comissão estão unidas para lutar contra os desvios desta tecnologia", sobretudo no desenvolvimento da internet via celular.
Uma das ações da aliança será implantar mecanismos técnicos que impeçam o acesso, por meio de um telefone móvel, a páginas identificadas como pedófilas.
O mercado mundial, que deve ter 1,24 bilhão de telefones vendidos em 2008, contra o 1,12 bilhão de 2007, terá forte desempenho nos países emergentes, em particular a África.
Convergência
A Mobile World Congress é considerada a maior feira mundial da área de telefonia móvel. O evento, que começou na segunda-feira (11), reúne mais de 50 mil representantes de fabricantes de celulares, empresas de telefonia e companhias de alta tecnologia do mundo todo.
Durante o evento, que vai até a próxima quinta-feira (14), serão apresentadas as últimas novidades em tecnologia e serviços do setor.
As atenções na conferência estarão voltadas para a discussão sobre como incentivar usuários a utilizar seus telefones celulares além de simplesmente fazer ligações.
Com um mercado competitivo e regulações que reduzem os custos das ligações em muitos países, operadoras têm buscado oferecer o maior número de serviços pelo celular, como acesso à internet, games, download de músicas e a possibilidade de assistir TV.
Porém, como forma de viabilizar a gama de serviços, as parcerias entre as empresas se multiplicam: o Google, por exemplo, acaba de assinar um acordo com o primeiro operador japonês, o NTT Docomo, para instalar sua ferramenta de busca no portal móvel do NTT e, juntos, desenvolverem novos serviços.
Outro exemplo, o grupo de comunicação Lagardère e o operador francês Orange se uniram para lançar um servidor musical personalizado para seus usuários.
Comentários