Repórter News - reporternews.com.br
Chico Daltro pode ter que se afastar da pasta de Cidades para assumir governo na ausência de Silval Barbosa; Romoaldo Júnior é segunda opção
Viagem pode reavivar polêmica na AL
A possível viagem do governador Silval Barbosa (PMDB) ao exterior pode reascender na Assembleia Legislativa a discussão acerca da dupla função exercida pelo vice-governador, Chico Daltro (PSD), que também comanda a Secretaria de Cidades.
Caso o peemedebista se ausente, três pessoas podem substituí-lo. Uma delas seria o próprio vice-governador. O social-democrata, contudo, teria que se afastar da Pasta, deixando-a nas mãos de um de seus cinco secretários-adjuntos, para poder administrar o Estado durante o período em que o chefe do Executivo estiver fora.
Daltro, entretanto, pode preferir permanecer à frente da secretaria e abster-se de ocupar o cargo de governador. Neste caso, o presidente do Legislativo assume as rédeas do Palácio Paiaguás.
Atualmente, a Assembleia é comandada pelo deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB), que também exerce a função de líder do governo na Casa. O parlamentar assumiu a presidência após o Tribunal de Justiça determinar o afastamento do deputado José Riva (PSD), acusado de desvio de recurso público.
Desta forma, o peemedebista também pode vir assumir o posto de governador interino. Outra opção é que Riva consiga reverter seu afastamento até lá. O social-democrata ingressou com um agravo de instrumento no Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 20 para tentar reassumir o cargo de presidente da mesa diretora.
A incógnita a respeito de quem assumiria o Palácio Paiaguás durante a estadia de Silval fora do Brasil, pode reascender uma discussão já “enterrada” no Legislativo, bem como no PSD.
Logo quando assumiu a secretária de Cidades, Daltro encontrou resistência de alguns parlamentares pelo fato de ser vice-governador. Na ocasião, chegou a ser proposto um projeto de lei para retirar os poderes do social-democrata.
A mensagem, entretanto, não teve o apoio da grande maioria, por isso, foi rejeitada. Apenas os deputados Emanuel Pinheiro (PR), que foi o autor do projeto, e Luciane Bezerra (PSB) votaram a favor.
Caso Daltro assuma a cadeira de governador, os deputados podem voltar a pedir a “sua cabeça” como secretário. Assim, o PSD correria o risco de perder espaço no staff estadual.
Silval estuda a possibilidade de acompanhar o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães, à Espanha ainda neste semestre. O objetivo da viagem é conferir o andamento da construção dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande até a realização dos jogos do mundial.
Fonte:
Do Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/18732/visualizar/
Comentários