'Inflação do aluguel' cai na primeira prévia de fevereiro
A inflação calculada pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,42% na primeira prévia de fevereiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A variação é menor que a do mesmo período de janeiro, quando ficou em 0,67%. O IGP-M é usado para calcular os reajustes da maioria dos contratos de aluguel.
O Índice de Preços por Atacado (IPA) voltou a sofrer forte recuo, variando 0,50%, frente a 0,76% no mesmo período de janeiro. Dos três índices que compõem o IPA, apenas o referente a Matérias-Primas Brutas registrou recuo em sua taxa de variação, que passou de 1,84% para 0,04%.
A desaceleração nos preços por atacado, que vem ocorrendo desde o início do ano, chegou ao consumidor, segundo os dados da FGV. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,16%, ante 0,47% no mesmo período do mês anterior. O IPC vinha registrando aceleração desde dezembro.
A maior contribuição para a desaceleração partiu do grupo alimentação, cuja taxa passou de 0,88%, na apuração referente ao primeiro decêndio de janeiro, para -0,03%, no mesmo período de fevereiro. Nesta classe de despesa, os principais destaques foram: carnes bovinas (1,25% para –1,11%), arroz e feijão (8,98% para 3,20%), hortaliças e legumes (-1,00 para –3,11%) e frutas (2,50% para 0,38%).
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou em fevereiro taxa de 0,52%, a mesma do primeiro decêndio de janeiro. O índice relativo a materiais e serviços registrou variação de 0,88%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,24%. O índice que representa o custo da mão-de-obra variou 0,12% no primeiro decêndio de fevereiro. Na apuração referente ao mesmo período do mês anterior, o índice apresentou variação de 0,82%.
Comentários