Anac adverte Globo durante gravação de novela no Rio
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a advertência foi dada porque a Globo gravou acrobacias aéreas com helicóptero sem autorização. "A Anac recebeu pedido de autorização apenas para pouso e decolagem de helicóptero para a gravação da novela, e não para acrobacias", informou a assessoria.
Dois helicópteros foram utilizados na gravação. Um deles pertence à Polícia Civil do Rio. O piloto-acrobata também era policial (leia mais abaixo).
Para demonstrar a capacidade da aeronave, na novela, a Globo usou o policial especializado em acrobacias com helicópteros. Segundo testemunhas ouvidas pela reportagem, as acrobacias teriam sido tão exageradas (ou exibicionistas) que algumas pessoas no set de gravação chegaram a temer que algum acidente ocorresse.
Durante as manobras, o helicóptero teria se aproximado perigosamente do elenco de apoio. Figurantes assustados gritaram. Uma mulher, inclusive, chegou a ter crise nervosa e chorou.
Alertada sobre o que estava acontecendo no píer, a Anac enviou um fiscal ao local. Lá, ele pediu à produção da emissora que mostrasse o documento que liberaria as acrobacias. A Globo não tinha.
O funcionário da Anac então emitiu a notificação (contra a L Rio Táxi Aéreo, contratada pela TV Globo para fazer a filmagem), e proibiu a emissora de realizar novas acrobacias.
A Anac informou que não pôde autuar piloto e aeronave porque não tem competência sobre as aeronaves das polícias.
Outro lado
Procurada, a assessoria da Secretaria da Segurança Pública do Rio disse que não recebeu nenhum pedido de empréstimo de equipamento e pessoal por parte da Globo.
Segundo a assessoria, a autorização foi feita pessoalmente pelo Chefe de Polícia do Rio, Gilberto Ribeiro, que autorizou também que o helicóptero fosse pintado de azul (portanto inutilizado por alguns dias para uso da polícia).
Além do caso em si, a reportagem questionou a assessoria da Globo sobre a necessidade de a emissora utilizar um helicóptero da polícia. Assim que a resposta for enviada, será utilizada neste espaço.
"Beleza Pura"
Escrita por Andrea Maltarolli, com supervisão de texto de Silvio de Abreu, "Beleza Pura" estréia na próxima segunda-feira, e conta, entre outras coisas, a história de amor entre um engenheiro aeronáutico (Celulari) e uma médica (Regiane Alves).
Carolina Ferraz fará o papel de uma vilã. Na trama, Celulari será assediado pelas mulheres e odiado pelos homens. Seu chefe inclusive irá demiti-lo por ciúme, após uma armação, logo nos primeiros capítulos.
Comentários