Defensoria de MT promove eventos para o Dia da Mulher
A Defensoria Pública de Mato Grosso está participando da Agenda Única da prefeitura de Cuiabá que vem sendo elaborada sob o comando da vice-prefeita da Capital, Jacy Proença, para realização de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A idéia é unificar o calendário de eventos para que todos os movimentos, órgãos e instituições que lidam com a defesa da mulher possam participar de toda a programação. A primeira reunião para composição da Agenda aconteceu no último dia 29 de janeiro e a próxima está marcada para esta quinta-feira, 7 de fevereiro, às 15h, no Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Cuiabá.
Além da Defensoria, que está sendo representada pela defensora Tânia Regina de Matos, participam também da Agenda Única o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cuiabá, o movimento BPW (Mulheres Profissionais de Negócios de Cuiabá), a União Brasileira de Mulheres seção Mato Grosso (UBM-MT), a Comissão dos Direitos da Mulher da seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Caixa Econômica Federal, as Secretarias Municipal e Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Saúde e Instituto Usina, entre outras.
No dia 3 de março a Defensoria Pública fará uma apresentação de teatro de fantoches explicando a Lei Maria da Penha às vítimas da Casa de Amparo de Cuiabá. Para o dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, haverá na sede da Defensoria Pública de Várzea Grande um mutirão voltado para as mulheres daquele município.
Além disso, o Núcleo Estadual de Execução Penal (NEEP) está programando uma visita ao presídio feminino Ana Maria do Couto, em Cuiabá, onde será feito atendimento jurídico pelo Programa de Assistência ao Segregado (PAS). Nesse dia, as reeducandas também assistirão ao teatro de fantoches da Lei Maria da Penha.
Ainda, o Núcleo Estadual da Cidadania da Defensoria (que atua na forma de mutirões) estará dando orientação jurídica às mulheres na praça Alencastro, explicando às cidadãs seus direitos básicos, principalmente na área de direito de família e Lei Maria da Penha.
A Defensoria está programando também para todo o ano de 2008 participação mais ativa junto à sociedade, em todo o Estado, em eventos de comemoração de datas especiais.
Comentários