Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Fevereiro de 2008 às 15:01

    Imprimir


BAGDÁ, 3 Fev 2008 (AFP) - Representantes religiosos xiitas e sunitas iraquianos se comprometeram neste domingo em uma conferência em Bagdá para negociar uma reconciliação para pôr fim à violência entre as comunidades religiosas, segundo jornalistas que acompanharam os debates.

Mais de 200 religiosos representantes de todas as correntes de pensamento e políticas se reuniram em um grande hotel em Bagdá para o encontro, cercado de um forte esquema de segurança.

"Não poderemos pôr fim à violência, a menos que nos unamos e atuemos juntos contra os terroristas", declarou o chefe Mahmud al Sumaidai, importante figura espiritual da comunidade sunita iraquiana.

Para Salih al Haidari, um dos chefes da comunidade xiita, "esta conferência deve permitir a vitória da religião e apagar a imagem errada que o terrorismo trouxe".

"Os religiosos muçulmanos estão determinados a iniciar uma nova era para esquecer a violência entre as comunidades, os assassinatos, os seqüestros", afirmou por sua vez o xeque sunita Ahmed Abdul Ghafur al Samarrai, chefe da organização que gerencia os bens religiosos do país.

As tensões entre a maioria xiita e a minoria sunita são responsáveis por boa parte da violência que domina o Iraque desde a queda do regime de Saddam Hussein em abril de 2003.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187748/visualizar/