Vasco e Botafogo se enfrentam em busca de afirmação no Estadual
O Campeonato Estadual do Rio terá seu primeiro clássico neste sábado, em meio ao Carnaval: Vasco e Botafogo se enfrentam, às 18h10 (de Brasília), pela quinta rodada do Grupo B da Taça Guanabara, no Maracanã. Os dois tradicionais rivais tentarão mostrar às suas torcidas que estão realmente na disputa pelo título estadual, apesar de terem feito investimentos mais modestos do que a dupla Fla-Flu.
Os botafoguenses lideram a chave, com 12 pontos e têm o melhor ataque da competição, com 15 gols. Em caso de vitória, o Alvinegro poderá, inclusive, se qualificar automaticamente às semifinais do turno. O Vasco, único grande a perder para um pequeno, na estréia diante do Madureira (2 a 1), está com nove, na segunda colocação.
Um pequeno jejum marca o clássico: desde 2002, o time de São Januário não vence o de General Severiano na competição. Foram oito partidas pelo torneio, com três vitórias alvinegras e cinco empates. O destaque ao tabu se justifica por Botafogo x Vasco ser o clássico do futebol brasileiro com a maior diferença de desempenho entre as equipes. Foram 307 partidas desde 1923: os cruzmaltinos ganharam 136, perderam 79 e houve 92 empates, marcaram 487 gols e sofreram 409.
Mostrar força é o desafio do Vasco
Tido como o mais fraco dos quatro grandes no Estadual, uma vitória diante do Botafogo mudaria definitivamente o astral no Vasco. Auxiliar técnico e comandante em campo durante a suspensão de Romário, Alfredo Sampaio não vê o rival como favorito.
"Sei que muito estão atribuindo o favoritismo ao Botafogo, mas clássico não tem nada disso. Vence quem mostra mais coragem, determinação e coração ao longo da partida. Quando um clube como o Vasco entra em uma competição, é para vencer. Se uma equipe quer ser campeã, precisa vencer a todos e estamos trabalhando para isso. Somos iguais aos outros", disse Sampaio.
Uma das promessas vascaínas, Alex Teixeira ainda não fez um gol pela equipe de profissionais, o que espera que aconteça no clássico.
"Quero marcar o primeiro neles (Botafogo). Estou pensando nisso. Fazia muitos gols contra eles nas divisões de base. Espero fazer um ou dois no sábado. Isso mesmo, vou ver se marco logo dois", afirmou.
Cuca escala o mesmo time pela sétima vez em 2008
O Botafogo não tem problemas médicos, nem de suspensão, e o treiandor Cuca escalará pela sétima vez na temporada a mesma formação, com o time que já está ficando na memória dos torcedores: Castillo, Alessandro, Renato Silva, Ferrero e Triguinho; Diguinho, Túlio, Lúcio Flávio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
O técnico comentou as palavras do meia vascaíno Beto, que colocou o Botafogo como favorito da partida.
"Se o Beto falou, a gente agradece. Ele tem experiência, conhece futebol. Mas clássico é diferente, é muito igual. O Vasco está em evolução, assim como nós, e clássico não tem favoritos", explicou.
Aniversariante do domingo, quando completará 29 anos, o capitão alvinegro, Lúcio Flávio, espera festejar a data com uma vitória no clássico.
"Seria um ótimo presente e um resultado que nos colocaria na semifinal", salientou.
VASCO
Tiago, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Luizão e Carlinhos (Calisto); Jonílson, Beto, Leandro Bomfim e Morais; Alex Teixeira e Alan Kardec.
Técnico: Alfredo Sampaio
BOTAFOGO
Castillo, Alessandro, Renato Silva, Ferrero e Triguinho; Diguinho, Túlio, Lúcio Flávio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Técnico: Cuca
Data: 02/02/2008 (Sábado)
Horário: 18h10 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols
Assistentes: Wágner de Almeida e Jorge Luis Campos Roxo
Comentários