Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Fevereiro de 2008 às 16:23

    Imprimir




Os Estados produtores de carne criticaram a decisão da União Européia (UE) de proibir a entrada de carne brasileira no bloco. Para o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), a medida é protecionista e o governo brasileiro tem de agir de imediato para evitar um prejuízo ainda maior aos setores produtivos.

"O governo brasileiro precisa agir com energia, representar a comunidade na Organização Mundial do Comércio (OMC). Não é possível que o País com o sistema de produção, o controle fitossanitário e a sanidade animal que tem fique sujeito aos humores de um país como a Irlanda, que quer colocar carne na Comunidade Européia e não consegue competir com o Brasil. Isso se trata de protecionismo", afirmou.

Minas Gerais, que é responsável por cerca de 50% das fazendas da lista do Ministério da Agricultura qualificadas a exportar para a Europa, não pretende reduzir o número de propriedades. Pelo contrário, a preocupação é mostrar ao governo federal a qualidade das inspeções. Cortes somente serão avaliados em um momento posterior, de acordo com a Secretaria da Agricultura.

O Rio Grande do Sul também contesta a medida e não vai reduzir sua lista de fazendas credenciadas. "O Rio Grande do Sul não abre mão de manter a certificação de todas as fazendas aprovadas", afirmou o secretário de Agricultura, João Carlos Machado. "Confiamos na seriedade de nossos produtores, que investem em genética e na sanidade de seu rebanho".





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187871/visualizar/