Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Fevereiro de 2008 às 09:28

    Imprimir


O Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) de Nova Mutum confirmou no início desta semana, um caso positivo de raiva bovina na chácara São Carlos, localizada nas proximidades da Comunidade Ranchão. Segundo o veterinário do Indea, Vérton Marques, o proprietário do gado infectado informou o instituto sobre o surgimento dos sintomas de raiva no bovino. Assim que o animal morreu foi feita a coleta do cérebro e encaminhado para o laboratório do instituto em Cuiabá. Na terça-feira, veio a confirmação.

Vérton explicou que a raiva bovina é transmitida através da mordida do morcego hematófago que é o hospedeiro da doença, e que a única forma de combater a raiva é através da prevenção. "A raiva não tem cura. Só se combate com a prevenção, que é feita capturando o morcego hematófogo e vacinando o gado", afirmou. Segundo ele, todos os pecuaristas no raio de 12 quilômetros do local do foco, obrigatoriamente, deverão vacinar o rebanho bovino, eqüino e ovino.

A veterinária da secretaria Municipal de Saúde Selma Maria Nassardem, informou que as pessoas que tiveram contato com o animal já foram vacinadas, e a partir de hoje, todos os cães e gatos, também no raio de 12 quilômetros do local, serão vacinados contra a raiva pela secretaria. A estimativa, com base na campanha realizada em setembro, é de que a quantidade de doses disponíveis seja suficiente para vacinar todos os animais daquela região.





Fonte: Agronotícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187940/visualizar/