Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 31 de Janeiro de 2008 às 18:29

    Imprimir


Frankfurt (Alemanha), 31 jan (EFE) - A Audiência de Munique anulou hoje devido a erros formais a decisão da junta extraordinária de acionistas do banco HypoVereinsbank (HVB) de outubro de 2006, que optou por vender a entidade austríaca Bank Austria Creditanstalt ao banco italiano UniCredit.

Deste modo, o Tribunal dá a razão parcialmente a um grupo de acionistas minoritários do HVB que tinha impugnado a venda por considerar muito baixo o preço estipulado de US$ 18,5 bilhões.

A aprovação da venda do Bank Austria foi obtida com a maioria dos votos do UniCredit, entidade que tinha adquirido o HypoVereinsbank em 2005 e, posteriormente, comprou a rentável entidade austríaca, filial da HVB e com importantes atividades no Leste Europeu.

O UniCredit, que tem mais de 95% do HVB, quer seus acionistas minoritários a venderem seus títulos e lhes ofereceu uma indenização em dinheiro de 38,26 euros por ação, valor que eles consideram muito baixo.

O HypoVereinsbank disse que deve recorrer da decisão deste julgamento de primeira instância em Munique (sul da Alemanha), mas informou que quer estudá-la com calma.

O presidente do Tribunal, Helmut Krenek, considerou que os acionistas não receberam informação suficiente sobre o contrato base para a fusão do UniCredit e o HypoVereinsbank na junta geral de acionistas do segundo semestre de 2006.

Krenek acrescentou que na anulação não foi considerado se o preço de venda do Bank Austria foi adequado.

O juiz já tinha recomendado inicialmente no processo que se chegasse a um acordo extrajudicial, que supunha acordar um preço de compra superior em bilhões de euros e uma indenização maior para os acionistas, mas o UniCredit rejeitou esta proposta.

O HVB reiterou hoje que está convencido de que o preço de venda do Bank Austria foi adequado.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188021/visualizar/