Outro deputado opositor é assassinado no Quênia
O deputado da oposição do Quênia David Kimutai Too foi assassinado nessa quinta-feira (31) na localidade de Eldoret, confirmou um porta-voz opositor.
O porta-voz do Movimento Democrático Laranja (ODM), Salim Lom, disse que Kimutai Too foi morto a tiros pela Polícia em Eldoret, no oeste do Quênia, mas fontes oficiais indicaram a possibilidade de ser um crime passional.
O porta-voz policial Eric Kiraithe disse à Agência Efe que Kimutai Too foi assassinado na porta de um hotel de Eldoret, quando estava acompanhado de uma agente da Polícia, e acrescentou que o autor dos disparos, outro policial, foi detido.
Kiraithe acrescentou que a agente ficou gravemente ferida por causa dos tiros.
Na segunda-feira passada (28), foi assassinado outro legislador do ODM, Mugabe Were, em um incidente que seu partido vinculou à violência política no país desde as últimas eleições, que deixou cerca de 800 mortos.
Were foi morto a tiros por dois desconhecidos na porta de casa, perto do bairro de Kibera, nos arredores desta capital.
Diálogo
A morte de Kimutai Too ocorre no mesmo dia em que representantes do governo e da oposição começaram as conversas formais para tentar buscar uma solução para a crise queniana, a mais grave nos 40 anos de história desta ex-colônia britânica.
Logo após saber da morte do legislador de Eldoret, os representantes do ODM nestas conversas se retiraram do hotel onde ocorria o diálogo.
Fontes da equipe de negociação liderada pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan disseram que a saída dos representantes da oposição, para saber detalhes sobre a morte de Kimutai Too, não significa que o diálogo foi quebrado.
Comentários