O Xbox One, novo console da Microsoft, terá trava regional. Um porta-voz da empresa confirmou a informação nesta segunda-feira (27), descoberta pelo site Digital Trends. Na prática, a trava significa que os seus jogos terão que ser da mesma região de origem do aparelho em si.
De acordo com a Microsoft, a codificação por região foi instalada para obedecer exigências legais para venda de hardware em diferentes mercados no mundo. “De maneira similar às indústrias de cinema e música, os games devem seguir as diretrizes de cada país antes de liberados para venda”, esclarece o representante da empresa.
No Brasil, os consoles são da Região 1, a mesma dos Estados Unidos. Assim, não será possível importar jogos da Europa, por exemplo. Alguns títulos são lançados somente (ou antecipadamente) nos países europeus, e podem se tornar inacessíveis aos jogadores brasileiros.
Vale lembrar que o Xbox 360 e o PlayStation 3 já incluem um recurso similar, mas cabe às desenvolvedoras determinar se desejam travar os jogos por região ou não. Nintendo Wii U e 3DS possuem trava regional, mas a Sony ainda não confirmou a limitação para o PlayStation 4.
Comentários