Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 29 de Janeiro de 2008 às 20:02

    Imprimir


A população de nematóides em lavouras de soja no Mato Grosso está aumentando e ocasionando perda de produtividade para o produtor rural. Nas propriedades infestadas é possível verificar a presença de mais de um tipo de nematóides: cisto, galha, reniforme e das lesões. Identificar os talhões infestados é a primeira medida para controlar os nematóides.

Quem faz a recomendação é o pesquisador Jaime Maia dos Santos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal/SP. Segundo ele, a adoção de medidas de controle nas áreas infestadas, racionaliza o uso dos recursos e melhora a relação custo e benefício da propriedade rural.

Em suas pesquisas em lavouras mato-grossenses, Santos diagnosticou que os nematóides não estão distribuídos uniformemente na área toda da propriedade. “Tem que conhecer os talhões infestados para poder adotar medidas de controle dos nematóides”, reforça.

Na palestra que fará no TecnoCampo 2008 que acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro em Sorriso, ao norte de Mato Grosso, Santos apresentará as técnicas de manejo recomendadas para o controle de nematóides da soja. Rotação de cultura é apontada pelo pesquisador como uma das principais medidas a ser tomada pelo produtor.

“Produtor tem de fazer mapas precisos da distribuição dos nematóides em suas fazendas e adotar práticas que interrompam o ciclo de vida dos nematóides em todas as reboleiras, na safrinha, antevendo a elevação da produtividade dessas áreas na safra subseqüente”, explica o pesquisador.

As perdas causadas pelos nematóides, de acordo com Santos, se dão na limitação da produtividade da lavoura e perda de rendimento do produtor. “Por isso o produtor tem saber qual decisão tomar para não ter dor de cabeça com os nematóides”, avisa.

TecnoCampo 2008 – As inscrições para participar do TecnoCampo podem ser feitas gratuitamente no local do evento. A partir do tema Alimento e Energia: O Futuro Em Nossas Mãos, especialistas nas mais diferentes áreas de conhecimento na cultura de soja, algodão e milho apontarão alternativas para o produtor garantir renda e produtividade e ainda atender as necessidades da população mundial por alimento e energia. A primeira etapa do TecnoCampo 2008 acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro no Centro de Pesquisa Drº Romeu Kiihl, localizado em Sorriso/MT.




Fonte: Fundação MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188353/visualizar/