Multas de trânsito terão aumento de 60%
Depois de oito anos sem reajustes, as multas de trânsito aumentarão cerca de 60%, mostra reportagem publicada nesta terça-feira na Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). O aumento integra um pacote de medidas para reduzir acidentes nas estradas do país.
O pacote deverá ser anunciado nesta quinta-feira pelo ministro Tarso Genro (Justiça).
A nova medida surge menos de dois anos após o abrandamento das multas a quem excede a velocidade --o que foi apontado como uma das explicações para a disparada de acidentes. Nos feriados de final de ano, 295 pessoas morreram em dez dias nas estradas federais em todo o país.
Neste ano, o governo já proibiu o comércio de bebidas alcoólicas nas estradas federais. Genro também deverá anunciar que motoristas de ônibus e de caminhões só poderão rodar por, no máximo, quatro horas seguidas, quando terão de descansar por 30 minutos.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) também avaliam novas alterações no Código de Trânsito Brasileiro --que fez dez anos em 22 de janeiro-- e medidas para conter os acidentes.
Comentários