Ovinocultores se reúnem para discutir alternativas empresariais no setor
Sessenta e um ovinocultores de 11 municípios se reuniram em Nova Mutum para discutir alternativas empresariais e propostas de estabelecimento da cadeia produtiva ovina. A reunião - promovida pelo MT Regional através da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe) e pelo Núcleo de Produtores de Nova Mutum - contou com a presença de três consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico, social e ambiental: Alto Teles Pires, Vale do Rio Cuiabá e Alto do Rio Paraguai, que juntos, somam 14,28% dos ovinocultores e 27,7% do rebanho mato-grossenses.
Dentre os temas tratados no evento, os ovinocultores trataram da constituição de uma cooperativa para viabilizar um frigorífico de cordeiros com a implantação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), a definição de comissões regionais lideradas pelos consórcios e o suporte de comunicação às comissões pelos Superintendentes Regionais
Para o coordenador estadual da cadeia ovina, zootecnista Paulo de Tarso, os ovinocultores demonstraram “ter espírito de crescimento regional para a edificação de uma cadeia produtiva de desenvolvimento regional econômico, social e ambiental dos consórcios". “Avaliamos como muito positiva a disposição do ovinocultor de ouvir e discutir a ovinocultura regional, sanando as necessidades do setor ovino. A presença destes empresários empreendedores, com espírito crítico e avaliador, foi muito saudável”.
Comentários