Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Janeiro de 2008 às 23:00

    Imprimir


LONDRES, 15 Jan 2008 (AFP) - O chefe da diplomacia britânica, David Miliband, acusou nesta terça-feira a Rússia de tomar o British Council como "refém" das tensões diplomáticas bilaterais, por ter submetido o centro cultural a sanções que afetam suas operações em território russo.

"Não é do interesse do Reino Unido nem da Rússia que seus florescentes vínculos culturais, educativos e científicos sejam tomados desta maneira de refém de assuntos que não estão relacionados", afirmou o secretário do Foreign Office.

Na véspera, a Rússia anunciou sanções contra o centro cultural britânico British Council, que incluem a suspensão da extensão de vistos para seus funcionários, por ter aberto duas sucursais em desacato à legislação.

"A Rússia não concederá mais vistos aos novos funcionários que devem ser enviados aos consulados (britânicos) de São Petersburgo e Ekaterinburgo para garantir as atividades do British Council e não prolongará as credenciais dos atuais funcionários", afirma um comunicado do ministério russo das Relações Exteriores.

"Em breve, começarão as gestões necessárias para obter o pagamento das dívidas fiscais da sucursal do British Council em São Petersburgo", acrescentou o comunicado.

Antes, a situação entre os dois países já estava tensa porque o embaixador do Reino Unido na Rússia, Anthony Brenton, foi convocado ao ministério russo das Relações Exteriores.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188634/visualizar/