Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Janeiro de 2008 às 19:25

    Imprimir


PARIS (Reuters) - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, vai provavelmente intervir se um "predador" tentar tirar vantagem dos problemas do banco Société Générale, disse neste domingo um assessor próximo do presidente francês.

Perguntado o que a França faria se um rival estrangeiro tentasse assumir o banco francês após o escândalo de fraude, o assessor Henri Guaino disse:

"O Estado não tem a vocação de intervir cada vez que há mudança de controle em empresas, mas nesse caso eu não acho que o Estado vai ficar com os braços cruzados se alguém, seja quem for o predador, tentar tirar vantagem da situação."

"Isso não significa que intervenções serão sistemáticas. Vamos ver como a situação se desenvolve nos próximos dias e semanas", acrescentou Guiano, numa entrevista a uma rede de TV.

Quando Sarkozy foi ministro das Finanças em 2004, ele ganhou destaque ao injetar dinheiro na firma de engenharia Alstom para salvá-la do colapso.

Desde então, ele tem com regularidade lembrado o episódio para se mostrar pronto a defender a economia francesa em tempos de crise. Guaiano, por sinal, mencionou a operação neste domingo, quando falava sobre o banco Société.

Alguns analistas tem questionado se o segundo maior banco da França poderá permanecer independente depois do escândalo da fraude. O Société ficou praticamente sem os seus lucros de 2007.

Guaino pareceu defender a administração do banco das acusações de incompetência por não conseguir detectar transações ilícitas no valor de 50 bilhões de euros, que custaram aos cofres do banco uma perda de 4,9 bilhões de euros.

"Acho que hoje o sistema bancário está de um jeito que nenhum chefe de banco sabe exatamente o que acontece na sua instituição", disse ele.

"Temos que nos perguntar como corrigir os vícios desse sistema, mudar as regras que criaram um sistema maluco", completou.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188646/visualizar/