Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Janeiro de 2008 às 19:21

    Imprimir


Buenos Aires, 26 jan (EFE).- Uma embarcação britânica suspendeu sua escala na cidade argentina de Ushuaia, prevista para hoje, depois que ex-combatentes da Guerra das Malvinas expressaram seu mal-estar com a chegada do navio, considerado um símbolo do conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido.

"Demonstramos nosso descontentamento ao Parlamento provincial, quando soubemos da chegada da embarcação. Sua aproximação era um insulto para os veteranos mas, finalmente, a tripulação decidiu não passar pelo Ushuaia", explicou à Agência Efe o presidente da Associação de Veteranos da Guerra das Malvinas, Osvaldo Hillar.

A embarcação britânica "HMS Endurance" tinha previsto fazer uma escala técnica na cidade, a cerca de 3.300 quilômetros de Buenos Aires, depois de partir da Antártica, mas a tripulação decidiu suspender sua chegada à Argentina.

Porta-vozes da Prefeitura Naval Argentina confirmaram que a chegada da embarcação foi suspensa até o próximo dia 3 de fevereiro, embora afirmem que isso não significa que a aproximação tenha sido adiada para essa data.

As Ilhas Malvinas encontram-se sob dominação britânica desde 1833, e sua soberania é reivindicada pela Argentina, que em 1982 enfrentou o Reino Unido em uma guerra, que terminou com a derrota das tropas argentinas.

A embarcação, com 128 tripulantes, está envolvida em projetos científicos que a organização "British Antarctic Survey" mantém em uma estação britânica na Antártica.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188717/visualizar/