Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Janeiro de 2008 às 18:41

    Imprimir


Caracas, 26 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu hoje a folha de coca, destacou seus benefícios para a saúde, e até mascou algumas folhas, durante a VI Cúpula Presidencial da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba).

"Quero a folha que Evo produz lá (na Bolívia)", disse Chávez, dirigindo-se ao presidente boliviano em plena reunião.

O presidente venezuelano chamou as folhas de coca dadas por Morales de "a folha sagrada dos aimarás", e lembrou que "a coca não é cocaína".

"Foi o capitalismo que transformou (a coca) em droga", afirmou.

Chávez reiterou que mastiga folhas de coca pela manhã, e pediu para que Morales explicasse as propriedades da planta.

O presidente boliviano comentou que há alguns anos, uma pesquisa de uma universidade americana afirmou que a folha de coca era considerada o melhor alimento do mundo.

"A folha de coca em seu estado natural não causa danos à saúde humana, segundo os cientistas", disse Morales, acrescentando que as investigações demonstram que as folhas são saudáveis.

O presidente boliviano sinalizou que a folha ou a essência de coca são utilizadas em diversos produtos de consumo, afirmando que o mercado ilegal é o da cocaína, quando se introduzem agentes químicos para transformar a coca.

Morales afirmou que, por trás da luta contra o tráfico de drogas, estão os interesses dos Estados Unidos.

O presidente boliviano disse que "com o pretexto da existência de armas nucleares, os EUA invadiram o Iraque, e com o pretexto do narcotráfico, tentam intervir em alguns países latino-americanos".

Morales afirmou que é preciso acabar com o mercado de consumo da cocaína, mas que a luta contra o tráfico de drogas é um grande instrumento dos EUA para o controle geopolítico.

O dirigente comentou, também, que o Governo americano teme as alianças que podem ser formadas por outros países.

Morales agradeceu o presidente venezuelano pela defesa da folha de coca, dizendo que a planta jamais desaparecerá em seu país.

Chávez comentou, entre risos, que a oposição venezuelana - a qual chamou de "forças do passado" -, diz que ele é "consumidor de drogas", e quer que ele faça um exame toxicológico.

A VI Cúpula Presidencial da Alba, realizada hoje em Caracas, deve aprovar a incorporação da Dominica ao grupo, além da criação de um banco regional.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188725/visualizar/