Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Janeiro de 2008 às 18:34

    Imprimir


Uma campanha lançada na Escócia defende a construção de um memorial permanente em homenagem ao Urso Voytek, que lutou na Segunda Guerra Mundial. O animal foi adotado por tropas polonesas depois de ser encontrado vagando por montanhas do Irã, em 1943.

Voytek se tornou mais que um mascote depois que foi treinado para carregar munição pesada e oficialmente "alistado", recebendo nome, posto e número, e participando da batalha de Monte Cassino, na Itália.

Os soldados que serviram com o urso dizem que ele era muito amigável.

"Ele era como um cachorro. Ninguém tinha medo dele", disse o veterano polonês Augustyn Karolewski.

"Ele gostava de um cigarro, de uma garrafa de cerveja... Ele bebia uma garrafa de cerveja como qualquer homem."

Voytek passou seus últimos dias no zoológico de Edimburgo, onde foi uma das principais atrações até sua morte, em 1963. Karolewski chegou a visitá-lo na Escócia.

"Assim que o chamei pelo nome, ele se sentou e balançou a cabeça, pedindo um cigarro. Não foi fácil, mas depois de várias tentativas ele conseguiu pegar um dos que eu joguei (na jaula)", disse o veterano.

Um professor britânico está agora escrevendo um livro sobre a vida do urso. Moradores de Edimburgo dizem que Voytek merece um memorial por sua importância na comunidade local e na história.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188726/visualizar/