Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Janeiro de 2008 às 19:34

    Imprimir


SÃO PAULO - A Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC, na sigla em inglês) da China, órgão responsável pelo planejamento econômico do país, anunciou hoje que o governo irá manter as medidas já em vigor para conter o avanço da inflação em 2008.

Os preços começaram a subir acentuadamente no ano passado, com a leitura mensal do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) atingindo o maior patamar em 11 anos em novembro, quando ficou em 6,9%. O índice encerrou 2007 em 4,8%, bem acima da meta de 3%.

Os preços da gasolina, gás natural, eletricidade, água, saúde, transportes urbanos e mensalidades escolares permanecerão congelados no futuro próximo, indicou a comissão.

Por meio de comunicado, a NDRC ainda disse que seguirá dando suporte à agricultura no país elevando a oferta de produtos. Além disso, a comissão também indicou que fará esforços para controlar o preço dos fertilizantes.

Dia 16 de janeiro, a NDRC anunciou medidas temporárias de controle de preço para uma série de produtos, incluindo grãos, carne, leite, ovos e gás liquefeito de petróleo para tentar conter a inflação. Ao mesmo também foi divulgada uma lista com os nomes de grandes varejistas que devem pedir aprovação do governo para alterar preços.

A NDRC ainda pediu que suas unidades locais fiscalizem os preços e que medidas punitivas sejam adotadas contra qualquer prática que prejudique o mercado, com formação de cartel.

As informações são da agência Xinhua.




Fonte: Valor Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188807/visualizar/