Endemias notifica 14 casos de dengue em Tangará em janeiro
De acordo com a coordenadora do Setor de Endemias, Maria do Carmo de Lima, até o momento 14 novos casos de dengue foram notificados no município. Segundo ela, este bloqueios, onde são aplicados o veneno em nove quarteirões, à partir da residência em que foi notificada a doença, só acontece quando os hospitais informam ao setor. “Mas como os mesmos não estão nos informando. O setor está fazendo o trabalho de notificação”, fala. Ela completa ainda que o local onde há mais casos da doença é no centro da cidade. A razão, de acordo com Maria do Carmo, deve-se ao fato da concentração maior de pessoas, comércios e residências.
A coordenadora afirma que é um número considerado alto e que preocupa o setor, tendo em vista a quantidade de trabalhos de prevenção que são realizados. Ela diz que as pessoas estão deixando de lado os cuidados para que o mosquito transmissor da doença não prolifere suas larvas.
Diante da preocupação da população em tomar a vacina contra a Febre Amarela, a coordenadora diz que as pessoas estão esquecendo que o Aedes Aegypti também é o transmissor da doença, sendo assim os cuidados na limpeza dos quintais deverão ser redobrados.
Uma das maiores lamentações de Maria do Carmo é que em todos os bairros foram encontradas muitas larvas do mosquito, o que poderá acarretar em um elevado índice de sua manifestação “Mesmo com toda a campanha de prevenção e de destaque da gravidade da doença, a população ainda não se conscientizou”, diz.
Para este ano, Maria do Carmo explica que campanhas e mutirões serão novamente realizados. Ela declara que os mutirões nos bairros já eram para ter começado, porém estão aguardando somente a chegada do material.
Comentários