Brasil Telecom atrasa seguro desemprego de trabalhadores demitidos
O Departamento de Recursos Humanos da empresa de telefonia Brasil Telecom cometeu uma falha gravíssima ao encaminhar indevidamente ao Ministério do Trabalho a listagem dos trabalhadores do Call Center de Cuiabá, que foram demitidos em dezembro. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Telefônicos de Mato Grosso, José Vicente Marques Filho, no cadastro mensal de trabalhadores (Caged) enviado ao Ministério ainda constavam os nomes dos trabalhadores desligados, o que fez com que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) bloqueasse o seguro desemprego desses profissionais, que ainda estão em processo de acerto de contas.
"Não bastasse a desgraça social provocada pelo processo de demissão em massa praticada por esta empresa, quando do fechamento do call center terceirizado de Cuiabá, tomamos conhecimento de que praticaram mais um ato atentatório à dignidade dos trabalhadores afetados, vez que informaram ao MTE indevidamente no CAGED de dezembro/2007 que, todos aqueles que estavam previstos de contratação pela Brasil Telecom Call Center S/A, no frustrado processo de migração, foram efetivados como empregados na data de 10.12.2007", explicou indignado o sindicalista.
José Marques revelou que para a reversão dessa informação deverá ser feita pela própria empresa que falhou, porém, ele diz lamentar que haverá, com certeza, atraso no recebimento do seguro desemprego, já que o processo de correção em geral tramita por pelo menos 90 dias.
"Além da agravante de não respeitar o Acordo Coletivo assinado com o Sinttel-MT, que garantia a absorção da mão de obra da unidade Cuiabá, demitiu gestantes, portadores de estabilidade decorrente de acidente ou doença do trabalho e portadores de necessidades especiais e para se livrar da carga negativa do absurdo praticado informou ao público local e ao Ministério Público que recolocaria os trabalhadores no mercado do trabalho, compromisso que até o momento não passou de mera falácia".
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