Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Janeiro de 2008 às 10:40
Por: Nilson Guedes

    Imprimir


O aumento em Barra do Bugres dos casos de pessoas contaminadas por hantavírus, que causaram três mortes em menos de um mês no município, motivou a Secretaria Municipal de Saúde a se empenhar em um plano de ação para combate da doença, com realizações de palestras de conscientização e prevenção do hantavírus.

Na tarde de ontem foi realizada uma palestra com representantes de bairros e meios de comunicação, para repassar as informações acerca do problema. O secretário de Saúde de Barra do Bugres, José Augusto Josseti, anunciou que será implementada uma ampla campanha para esclarecer as formas de prevenção dessa doença.

Uma equipe da Vigilância Epidemiológica do Estado está na cidade fazendo o monitoramento e investigação dos casos, além do trabalho de conscientização com a população.

O Secretário de saúde José Augusto destacou que estará enviando uma solicitação para a permanência da equipe da Vigilância Sanitária do Estado (que há mais de 20 dias está no município), para que possam visitar todas as pequenas propriedades rurais nas proximidades da cidade, passando orientações aos moradores, de forma que eles evitem que os ratos se aproximem das casas.

De acordo com a técnica de enfermagem, Maria da Silva Souza, uma das orientações é as que se refere as formas de armazenamento da colheita. Os moradores também estão recebendo orientações para procurar ajuda médica imediatamente se surgirem sintomas da doença. “Há muitas plantações de milho, arroz, soja e cana-de-açúcar na região, o que atrai os ratos que buscam por alimento”, destacou, ressaltando que o hantavírus pode infectar o ser humano com a simples aspiração de partículas microscópicas de pó contaminadas com urina e sedimentos de roedores silvestres. Os infectados com a doença, cujo período de incubação varia de 4 a 60 dias, apresentam sintomas como febre alta, debilidade física e náuseas.

O prefeito de Barra do Bugres, Aniceto de Campos Miranda, disse que a situação é séria e sem as parcerias com os meios de comunicações e sociedade vai ser difícil controlar o surto no município. “Se a gente não tomar atitudes de esclarecimentos, a gente não vai combater essa doença”, disse ele, agradecendo os presentes na primeira mobilização contra o hantavírus no município.

No ano passado foram notificados 21 casos de hantavirose em Mato Grosso. Destes, oito pessoas morreram e 13 casos evoluíram para a cura da doença. Em Barra do Bugres foram 11 casos suspeitos e três confirmados até o final de 2007.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188894/visualizar/