Consórcios regionais discutem distribuição de patrulhas rodoviárias
As reuniões começam nesta sexta-feira (25.01) e terminam na quinta-feira (31.01). Cada grupo de consorciados será recebido individualmente no auditório da Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), que coordena o Programa MT Regional.
O objetivo do encontro é analisar a área de abrangência dos consórcios para quantificar as patrulhas. Por exemplo, o consórcio da Região Sul atende 15 municípios entre Paranatinga e Alto Paraguai. Já o consórcio do Vale do Teles Pires atende seis municípios entre Alta Floresta e Paranaíta. Então, as peculiaridades e necessidades da área de abrangência serão fatores essenciais para definir o número de patrulhas em cada região.
De acordo com Marcheti, a participação dos consórcios traz dinamismo e eficiência na distribuição do equipamento."As patrulhas serão distribuídas pelo governo de forma estratégica com auxilio dos consórcios regionais. Todo o Estado será atendido com equipamento, que garantirá a trafegabilidade dos veículos nas estradas estaduais".
Os equipamentos foram orçados em R$ 77 milhões. Ao todo foram comprados105 caminhões basculantes, 21 escavadeiras, 21 pranchas semi-reboque, 42 motoniveladoras, dois caminhões de lama asfáltica, 21 caminhões comboio e 21 carros utilitários de apoio. Vale ressaltar que cada patrulha contém uma escavadeira, duas motoniveladoras, cinco caminhões basculantes, um comboio lubrificante um carro de apoio e uma prancha semi-reboque.
CONSÓRCIOS REGIONAIS - A função dos consórcios é unir municípios vizinhos em prol do desenvolvimento da agroindústria e da agricultura familiar com fomento das cadeias produtivas da região. Atualmente, são 15 consórcios intermunicipais, que contam com a participação de todas as Secretarias de Estado e tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais.
Comentários