Conselho e direção de escola em Rosário Oste prometem trabalhar em sintonia
De fato, a intenção da diretora não fica só nas palavras. Um exemplo: logo no início da entrevista, pediu que a presidente do conselho, a professora de educação física Denise Jorge Martins, também fosse ouvida. “A proposta do conselho não é só fiscalizar, mas dar suporte à diretora. Na realidade, trata-se de um trabalho coletivo, bem democrático”, diz a conselheira.
E trabalho é o que não deve faltar na escola. Cerca de R$ 200 mil foram liberados pela Secretaria do Educação de Educação (Seduc) para uma grande reforma. Há ainda previsão para melhorias na quadra de esportes e no campo de futebol e a construção de uma passarela ligando os dois prédios da escola e de uma quadra de areia.
Outro benefício que já estará à disposição dos alunos neste ano é o laboratório de informática. São 15 computadores a serem instalados em sala específica. “Os equipamentos já estavam aqui, mas não havia um lugar apropriado para eles, o que só foi acontecer agora”, diz a diretora, acrescentando que pretende ainda reformar a biblioteca e a sala de vídeo.
Projetos terão continuidade
Eleita com 62% dos votos válidos no primeiro pleito da gestão democrática da Escola Estadual Artur Borges, Áurea explica que também haverá incentivo aos projetos que já vêm sendo desenvolvidos, como o “Amigo da Escola”, criado em 2006 e que conta, no âmbito nacional, com o apoio da TV Globo. “Temos ainda o ‘Apoio da Cultura’ e o ‘Quem ama cuida’, que é do meio ambiente. São projetos que envolvem toda a comunidade escolar”, garante.
Com 24 anos de magistério, Áurea considera-se uma “prata da casa”, uma vez que também estudou na escola. Ela defende uma participação maior dos professores, funcionários, alunos e pais na vida escolar. “Afinal é isso o que prega a gestão democrática”, fala. Já a presidente do conselho, Denise, tem 14 anos de profissão, sendo 10 dedicados exclusivamente à Artur Borges.
Comentários