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Internacional
Quarta - 23 de Janeiro de 2008 às 19:02

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Nova York, 23 jan (EFE).- A companhia aérea Delta Airlines, a terceira maior nos Estados Unidos, registrou um lucro líquido de US$ 1,612 bilhão em 2007, ano no qual se recuperou de uma quebra, segundo informações divulgados hoje pela empresa.

Excluídas as verbas extraordinárias associadas ao processo de reorganização da companhia - finalizado em abril -, o lucro líquido anual teria sido de US$ 418 milhões, informou em comunicado a Delta, que, durante 2006, perdeu US$ 6,203 bilhões.



A receita operacional no conjunto do ano chegou a US$ 19,154 bilhões, em comparação aos US$ 17,532 bilhões obtidos em 2006.

As despesas operacionais totais subiram para US$ 18,058 bilhões, devido, em parte, ao elevado preço do combustível, em comparação aos US$ 17,474 bilhões do ano anterior.

No último trimestre de 2007, a Delta contabilizou uma perda de US$ 70 milhões (US$ 0,18 centavos por ação), de acordo com o esperado pelos analistas de Wall Street, em comparação a um prejuízo de US$ 1,981 bilhão no mesmo período do ano anterior.

A receita operacional no trimestre foi de US$ 4,683 bilhões, 10% a mais que um ano antes.

Durante o último trimestre do ano, a receita total por transporte de passageiros subiu 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, em um período no qual a Delta aumentou sua capacidade operacional nos mercados internacionais e a reduziu no mercado nacional.

Neste mesmo período, os custos operacionais da Delta subiram 10% (US$ 445 milhões) em relação ao mesmo trimestre de 2006,

Edward Bastian, diretor-executivo de finanças do grupo, ressaltou que, enquanto o aumento de combustíveis pressionou significativamente no trimestre, a melhoria de um ano para outro em receita e custos não relacionados ao combustível mostra o progresso de transformação da Delta.

Durante o ano passado, a empresa assinou uma aliança estratégica com a Air France, que será aplicada a partir de abril, e nela ambas as empresas compartilharão receitas e custos em algumas rotas transatlânticas.

A Delta também conseguiu os direitos para oferecer vôos sem escala entre Atlanta (EUA) e Xangai (China) a partir do dia 30 de março.

Em 2007, a empresa começou a operar 16 novas rotas internacionais, e em 2008 prevê reduzir entre 4% e 5% a sua capacidade total de transporte no mercado nacional e aumentá-la entre 17% e 18% no âmbito internacional.

A Delta empreendeu negociações com a Northwest Airlines e a United Airlines para oferecer uma fusão com alguma delas, em uma operação que a Air France-KLM poderia apoiar financeiramente, segundo informaram meios financeiros recentemente.




Fonte: EFE

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