Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Janeiro de 2008 às 18:30

    Imprimir


Madri, 23 jan (EFE) - O chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, assumiu hoje o compromisso com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de colaborar com os esforços para conseguir que uma missão médica possa ter acesso aos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Uribe, que realiza uma breve visita oficial à Espanha durante sua viagem para obter apoio europeu a um acordo humanitário que facilite a libertação de reféns em seu país, foi recebido pelo rei espanhol Juan Carlos e se reuniu com Zapatero. Em declarações a jornalistas após o encontro, o chefe do Governo espanhol confirmou que seu país está disposto a colaborar neste objetivo junto com França e Suíça.

O presidente colombiano deseja ter o apoio destas duas nações européias nas negociações com as Farc.

Uribe agradeceu a colaboração espanhola e assegurou que caso a missão internacional formada por estes três países, pela Igreja Católica colombiana e pela Cruz Vermelha finalmente tome forma, as negociações que o grupo realizar "serão totalmente respeitadas pelo Governo colombiano".



Para Zapatero, o presidente colombiano deve estabelecer "as condições para qualquer tipo de iniciativa em relação às Farc".

Além de discutir sobre o conflito com a guerrilha, Uribe assinou um acordo de associação estratégica com a Espanha, similar aos já assinados pelo país europeu com Brasil, México, Chile e Argentina.

Ainda hoje, o chefe de Estado colombiano deixará Madri rumo à cidade suíça de Davos, onde participará do Fórum Econômico Mundial.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189139/visualizar/