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Reprovada, faixa exclusiva na Av. 23 de Maio termina nesta quarta
A Prefeitura de São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (23) que foi determinada a suspensão da faixa exclusiva para motos na Avenida 23 de Maio, uma das mais importantes vias de tráfego da cidade. A implantação da faixa começou na segunda-feira (21) e trouxe muitos problemas ao trânsito da região. A suspensão já vale para esta quinta-feira (24).
O motivo da decisão, segundo a prefeitura, é o aumento da lentidão e o tempo da experiência, que já foi considerado suficiente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Não estão descartadas, no entanto, novos testes como o que ocorreu na Avenida 23 de Maio em outras vias da cidade.
Em entrevista nesta terça-feira (22), o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, afirmou que a faixa provocou o dobro do congestionamento na via nas duas primeiras manhãs de testes. O secretário disse que, em 2007, a média de congestionamento no período da manhã foi de 2,5 km. Após a separação de uma das cincos faixas para as motos, o número subiu para 5,1 km.
Desfavorável
A análise do secretário repete o diagnóstico preliminar do prefeito Gilberto Kassab, que pouco antes havia afirmado que a faixa não teve boa avaliação e não deve se tornar permanente. "As simulações e os dados que são analisados pela CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] não favorecem a manutenção dessa exclusividade para motos na 23 de Maio", afirmou o prefeito.
A faixa exclusiva começou a funcionar às 10h desta segunda-feira (21) e a via registrou 10,3 km de lentidão no corredor Norte - Sul, sentido Aeroporto de Congonhas. A faixa funcionava até as 16h entre os viadutos Tutóia e Pedroso, em um trecho de dois quilômetros.
De acordo com a CET, circulam na Avenida 23 de Maio entre 10 e 12 mil veículos por hora e sentido nos horários de pico e cerca de 9 mil por hora entre às 10h e às 16h. Já o número de motocicletas aumenta entre às 10h e às 16h - oscila de 1 mil a 1,3 mil motos por hora nos horários de pico para mais de 2 mil no horário comercial em função das entregas e fretes. Os números fizeram com que a CET passasse a cogitar criar faixas exclusivas no horário em que o número de carros diminui e o de motos aumenta.
Outra medida que visa diminuir o número de acidentes com motociclistas é a proibição de circulação deles pela pista expressa das marginais Tietê e Pinheiros, que deve começar em 11 de fevereiro.
O motivo da decisão, segundo a prefeitura, é o aumento da lentidão e o tempo da experiência, que já foi considerado suficiente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Não estão descartadas, no entanto, novos testes como o que ocorreu na Avenida 23 de Maio em outras vias da cidade.
Em entrevista nesta terça-feira (22), o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, afirmou que a faixa provocou o dobro do congestionamento na via nas duas primeiras manhãs de testes. O secretário disse que, em 2007, a média de congestionamento no período da manhã foi de 2,5 km. Após a separação de uma das cincos faixas para as motos, o número subiu para 5,1 km.
Desfavorável
A análise do secretário repete o diagnóstico preliminar do prefeito Gilberto Kassab, que pouco antes havia afirmado que a faixa não teve boa avaliação e não deve se tornar permanente. "As simulações e os dados que são analisados pela CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] não favorecem a manutenção dessa exclusividade para motos na 23 de Maio", afirmou o prefeito.
A faixa exclusiva começou a funcionar às 10h desta segunda-feira (21) e a via registrou 10,3 km de lentidão no corredor Norte - Sul, sentido Aeroporto de Congonhas. A faixa funcionava até as 16h entre os viadutos Tutóia e Pedroso, em um trecho de dois quilômetros.
De acordo com a CET, circulam na Avenida 23 de Maio entre 10 e 12 mil veículos por hora e sentido nos horários de pico e cerca de 9 mil por hora entre às 10h e às 16h. Já o número de motocicletas aumenta entre às 10h e às 16h - oscila de 1 mil a 1,3 mil motos por hora nos horários de pico para mais de 2 mil no horário comercial em função das entregas e fretes. Os números fizeram com que a CET passasse a cogitar criar faixas exclusivas no horário em que o número de carros diminui e o de motos aumenta.
Outra medida que visa diminuir o número de acidentes com motociclistas é a proibição de circulação deles pela pista expressa das marginais Tietê e Pinheiros, que deve começar em 11 de fevereiro.
Fonte:
G1
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189155/visualizar/
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