Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Janeiro de 2008 às 16:49

    Imprimir


A Orquestra de Câmara de Mato Grosso e o trio Pescuma, Henrique e Claudinho protagonizarão um show inédito no dia 31 de janeiro, quinta-feira, a partir de 18h30, na Praça das Bandeiras – acesso ao Centro Político Administrativo (CPA). Será a junção da música clássica com canções de cunho regional, como o rasqueado cuiabano. Denominado “Cantos do Brasil”, o projeto foi elaborado pelo maestro Leandro Carvalho, que arregimentou o trio de ouro da música mato-grossense e conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas de Mato Grosso, em outra parceria inédita e merecedora de aplausos.

O futuro presidente do Tribunal de Contas, que será empossado no dia 31, às 16h, decidiu trocar a já tradicional festa de posse por apoio à cultura. O TCE vai ajudar na realização do evento cultural, que será aberto ao público, reforçando a idéia de estreitar o relacionamento com a sociedade. “Nossa meta é fazer do Tribunal de Contas um verdadeiro instrumento de cidadania. O primeiro ato não poderia ser um grandioso jantar restrito a convidados celebrando a posse”.

Para o maestro Leandro Carvalho, o TCE está inovando ao se tornar parceiro da Orquestra nesse evento. “Ainda mais quando abre mão de uma comemoração para promover um evento cultural totalmente popular. A posse, antes restrita, agora contará com a participação da população. Isso é inédito e deve ser difundido”, destacou.

A produção do show está a cargo do produtor Casa Grande, o mesmo da dupla Zezé de Camargo e Luciano. “Será um grande show que raramente se vê em Cuiabá. O cenário e a iluminação também serão de alto nível”, disse o músico Pescuma, demonstrando entusiasmo com o evento.

O repertório de Cantos do Brasil terá 15 músicas dos mais diferentes ritmos brasileiros, incluindo o rasqueado cuiabano, que é uma especialidade do trio Pescuma, Henrique e Claudinho. “É o sonho do trio de fazer um acústico que irá se concretizar”, comentou Pescuma, ao explicar que “já tocamos duas músicas com a Orquestra, mas essa será a primeira vez que faremos um show e ainda gravaremos um DVD”.

O show será inteiramente gravado para a produção de um DVD, que além de músicas ainda terá informações e projetos relativos ao Tribunal de Contas. Essa parte do DVD está sendo chamada de institucional e pedagógica, pois esse é um dos meios que o TCE vai utilizar para se tornar mais conhecido pela população. “Entendo que o TCE só será reconhecido quando ele estiver mais voltado para a sociedade. Ele precisa ser um Instrumento de Cidadania”, ressaltou Antonio Joaquim.

Segundo o maestro Leandro, todas as músicas do repertório terão novos arranjos escritos exclusivamente para a Orquestra. “Isso irá gerar novos conteúdos que poderão no futuro ser tocados por outras orquestras do Brasil”.




Fonte: TCE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189158/visualizar/