Polícia Militar disponibilizará efetivo para Operação de Carnaval em Tangará
Para que a população possa aproveitar os cinco dias de festa com segurança e tranqüilidade, a Polícia Militar de Tangará da Serra, através do Comando Regional VII, inicia no próximo final de semana ações da Operação de Carnaval. Neste ano será disponibilizado parte do efetivo para trabalhar na Praça dos Pioneiros, local onde concentrará uma maior quantidade de pessoas. A Operação acontece também em todo o Estado.
Segundo o major da polícia militar de Tangará da Serra, Judson Ferreira Faria, neste final de semana já começam os trabalhos de fiscalização da PM, com operações que serão realizadas em bairros onde há maior índice de violência, e principalmente em bares próximos ao local do evento. Nos bares, segundo o major, a polícia estará identificando pessoas que possivelmente estarão portando alguma arma de fogo.
Faria explica que a PM está aguardando a definição dos representantes dos blocos, para participarem de uma reunião, onde serão repassadas orientações de como os mesmos poderão auxiliar a PM no atendimento das ocorrências. “Os blocos serão orientados para não impedirem a ação da polícia caso haja alguma prisão, seja de quem for”, afirma Faria, dizendo ainda que quando alguém tenta impedir o trabalho da polícia é constituído também como crime.
De acordo com ele, através de um questionário que os blocos estão deixando na Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços (Seicotur) estão disponíveis dados que auxiliará a PM no planejamento da Operação, como local da concentração dos blocos, quantidades de pessoas, entre outros.
Um dos fatores que também ajudará a PM na Operação, aponta o major, é relacionado ao trabalho da prefeitura municipal que estará cercando toda a área, e impedindo a venda e entrada de bebidas em garrafa. “Além disso todas as pessoas que entrarem no local serão revistadas”, fala Faria. Conforme o major, a polícia recebeu solicitações de apoio para outras cidades, como Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Diamantino, entre outras. Mas segundo ele, estão aguardando uma posição do comandante regional para que decida se mandarão reforços ou não.
Diante do homicídio que aconteceu no Carnaval de 2006, na Praça dos Pioneiros, Faria ressalta que a polícia empenhou o trabalho nos anos seguintes da festa, para que situações como estas não voltem a acontecer.
MENORES - Durante os dias de festa, a polícia estará apoiando os órgãos responsáveis na fiscalização da permanência de menores no local. A portaria nº 001/07 que esteve em vigor no ano passado, proíbe a entrada de menores de 14 anos em bailes de carnaval no período noturno e menores entre 14 e 18, só entram com autorização ou acompanhado pelos pais ou responsáveis. Os presidentes de blocos carnavalescos exigirão dos adolescentes autorização dos pais para a permanência dos mesmos.
Comentários