Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Janeiro de 2008 às 11:08
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Indústrias madeireiras da região Norte estão sendo alvos de uma nova operação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), desde sábado. Equipes estão vistoriando o transporte de cargas de madeira em rodovias de toda a região, bem como os estoques nas empresas, visando encontrar irregularidades.

Porém, para o setor, a ação não trará resultados positivos. Na avaliação do vice-presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad) e presidente do Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira), Jaldes Langer, o trabalho vem atrapalhar o modelo de desenvolvimento do segmento, que passou a ser gerido pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) desde 2006.

Ele questionou a ação já que a Semai tem sistemas para coibir fraudes e irregularidades. "Pela forma como a Sema está conduzindo a gestão ambiental no Estado hoje, não há necessidade dessa operação. É dinheiro jogado fora", declarou, ao Só Notícias.

O dirigente também salientou que o setor fica apreensivo, já que não é informado sobre os procedimentos. "Por parte do Governo Federal não temos nenhum tipo de assistência e nunca tivemos. A única presença é para fiscalizar e não para fomentar", criticou.

Na operação, chamada Rastro Verde, também desencadeada em outros Estados, como Pará, Rondônia, Santa Catarina, o órgão espera descobrir o caminho da madeira extraída ilegalmente da Amazônia até os principais centros consumidores nos Estados das regiões Sudeste e Sul. As pessoas envolvidas em irregularidades serão detidas e podem ser autuadas e responderem por crime ambiental na Justiça.

Nos últimos anos, o setor foi alvo de várias operações. Em 2005, foi a Curupira, que resultou no fechamento de várias empresas. No ano passado, foram pelo menos duas, a Guilhotina e Mapinguari. A estimativa do Sindusmad é que cerca de 15% das indústrias pararam de trabalhar no ano passado, devido a falta de matéria prima, provada pela morosidade nos órgãos ambientais.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189208/visualizar/