Repórter News - reporternews.com.br
Três famílias são retiradas da encosta do viaduto do Despraiado
Depois do desabamento parcial do morro na encosta do viaduto Domingos Iglesias Valério, o Despreaiado, três famílias que ainda residiam no local condenado pela defesa Civil, se mudaram para novas residências. Agora, eles terão o aluguel do ‘novo imóvel’ pago pela Secopa dentro de um prazo de um ano. A queda do barranco ocorreu no início de novembro após o início do período das chuvas em Cuiabá.
A reportagem do Olhar Copa acompanhou o momento da mudança de duas das famílias na terça-feira (17). O sobrado que acolhia até hoje duas famílias da mesma genealogia precisou ser desocupado as presas. A notícia da saída foi recebida pela matriarca da família, Neldina Aparecida, na segunda-feira (16). O sentimento era de comoção por ter que deixar o local onde residiu por 36 anos.
A mudança das famílias foi acompanhada pelo o Assistente Social da Secopa, Kleberson Fonseca que assistiu as famílias durante o processo de negociação que durou cerca de 50 dias. O aluguel das novas casas custa aproximadamente R$ 1 mil mensais para a secretaria durante um ano.
Ainda de acordo com o assistente, enquanto as famílias estiverem nas novas residências, à encosta já bastante danificada pelas constantes chuvas passara por obras. A construção de um muro de contenção está prevista pela Secopa.
O início das obras dependia da saída das famílias por questões de segurança. “A Defesa Civil verificou o local e alertou que as famílias deveriam sair das casas até a finalização das obras”, conta Kleberson.
A esperança das famílias é que a obra seja concretizada em breve para que eles possam retornar aos seus lares. Porém, o volta para a casa ainda é uma incógnita, pois depende da Defesa Civil quanto à segurança do terreno. De acordo com um dos moradores, uma mostra da terra foi retirada para análise, mas o resultado ainda não foi divulgado. Caso o local seja considerado inapropriado para moradias, as famílias serão indenizadas.
Fonte:
Olhar Direto
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1893/visualizar/
Comentários