Escola agrícola de Barão de Melgaço poderá ser reativada
A escola Agrícola Municipal Cesário Siqueira Gonçalves de Barão de Melgaço, desativada há sete anos, poderá novamente oferecer educação profissional aos estudantes da região. Um projeto para o funcionamento da unidade de ensino começa a ser elaborado. A iniciativa é do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), com o apoio técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente (Cefet/Cuiabá). “Para que o projeto seja colocado em prática, precisamos de muitos parceiros, entre eles o Governo Federal, Estadual e Municipal”, afirmou o deputado.
Na última sexta-feira (18), professores e técnicos do Cefet/Cuiabá e uma equipe de assessores do deputado Valtenir visitaram a escola. A equipe do Cefet fez um levantamento das vocações da região com o objetivo de saber quais os cursos que a população precisa. Já a assessoria do deputado, composta de um engenheiro civil e um economista, analisou a estrutura física da escola e fez uma análise sócio-econômica da região para identificar a demanda de alunos que será beneficiada com a reativação da escola agrícola municipal.
A escola Cesário Siqueira foi construída em 1993, com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep). Durante oito anos a escola ofereceu cursos técnicos de Zootecnia, Práticas Agrícolas e Práticas Comerciais para cerca de 150 alunos - em regime interno. Em 2001, por falta de recursos, a escola foi desativada e está abandonada.
O prédio está localizado a 3 quilômetros da cidade de Barão de Melgaço, numa área de aproximadamente 60 hectares, e possui salas de aula, laboratório, refeitório, prédio administrativo com local específico para atendimento ao público, três aviários, uma pocilga, uma ordenha, uma casa para caseiro, galpão, alojamentos, marcenaria, borracharia e oficina, além de banheiros e vestiários.
Mesmo abandonada há anos, muitos materiais didáticos foram encontrados na escola. Alguns livros ainda estão dentro de embalagens fechadas. Por causa do abandono, a estrutura física da unidade de ensino está bastante deteriorada. “A escola que já beneficiou muitos estudantes precisa, e com urgência, da atenção do poder público para que não venha a sofrer mais danos”, afirmou o líder comunitário João Rafael Monteiro. Ele destacou ainda o empenho do deputado Valtenir em reativar o local.
Com o funcionamento da escola agrícola, mais de mil famílias de Barão, Vila do Recreio e Vila Acorizal serão beneficiadas.
Comentários