Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Janeiro de 2008 às 11:48

    Imprimir


A Região Centro-Oeste do Brasil encerrou 2007 com uma participação de 11,24% no total de matrizes de corte alojadas nacionalmente, um índice 3,87 pontos percentuais maior que o registrado no último ano do século passado, 2000. Parece pouco, mas isso correspondeu a uma expansão de quase 160%, enquanto o plantel brasileiro de matrizes de corte aumentava menos de 70% nesse espaço de tempo.

O ritmo acelerado de crescimento manteve-se também em 2007, ano em que o alojamento de matrizes de corte do Centro-Oeste sofreu incremento de 33%, superando a média de expansão nacional, que foi de 10,63%.

É verdade, neste caso, que a Região Norte apresentou índice de incremento bem mais expressivo, de quase 90%. Mas enquanto esse percentual correspondeu a 43,9 mil cabeças a mais, os 33% do Centro-Oeste representaram adicional próximo de 1,2 milhão de matrizes de corte, quase 30% do volume adicional registrado no ano. E como outros 46% desse adicional se distribuíram pela Região Sul, a conclusão é de que a maior parte do avanço ocorrido em 2007 no alojamento de matrizes de corte esteve concentrada nas empresas integradas, aí inclusos os grandes exportadores.

É provável, porém, que as grandes cooperativas também participaram desse incremento visto, por exemplo, que no Paraná a expansão anual ficou, igualmente, acima da média nacional, enquanto os demais estados “grandes produtores” acusaram expansão abaixo da média.

Por sinal, sob o aspecto do alojamento estadual é destacável, igualmente, a expansão observada em Mato Grosso, onde o volume de matrizes alojadas aumentou 105% no ano.(AviSite)





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189537/visualizar/