Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 19 de Janeiro de 2008 às 21:00

    Imprimir


Pessoas interessadas em pesquisar o sistema educacional do Japão podem concorrer a bolsas com duração de um ano e meio custeadas pelo governo japonês. O prazo para as inscrições --gratuitas-- termina no próximo dia 15 de fevereiro. Para quem pretende enviar os documentos pelo correio, o prazo é menor --termina dia 8 de fevereiro.

Para concorrer é preciso ser brasileiro --não concorrem pessoas com dupla nacionalidade-; ter até 34 anos; ter ensino superior completo; ter experiência de ao menos cinco anos como professor de nível fundamental e/ou médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional, diretor; estar trabalhando; e ser fluente em inglês ou em japonês.

O programa inclui bolsa mensal de 170.000 ienes (aproximadamente R$ 2.800), passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares. Para manter os benefícios, o pesquisador deve ter boas notas e boa freqüência

Para concluir a inscrição é necessário apresentar uma cópia simples do histórico escolar da universidade; duas fotos 3x4 recentes; uma carta de apresentação de um diretor de escola comprovando os cinco anos de experiência; um currículo; um projeto de pesquisa --escrito em português e com no máximo seis páginas--; uma cópia do RG; e uma ficha de inscrição preenchida --ela está disponível para download em sites de consulados do Japão no Brasil.

Cada candidato deve se inscrever no consulado do Japão responsável pela área em que ele reside --o de São Paulo, por exemplo, também atende Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro. Todos passarão por exames de português e do idioma em que foram fluentes, no próximo dia 22 de fevereiro; e por uma entrevista, no dia 28 de fevereiro. Os aprovados embarcam na primeira semana do próximo mês de outubro.

Os cursos disponíveis são nas áreas de administração escolar, método educacional, estudo de matérias específicas e atividades práticas.

Para mais informações, entre em contato com o consulado da sua região.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189653/visualizar/