Operação Carnaval 2008 será lançada no próximo dia 31
De acordo com o secretário Carlos Brito, essas parcerias oferecem confiança à sociedade que busca no Carnaval um evento de festividade e alegria. “A integração sempre foi positiva e temos como exemplo os resultados dos índices de criminalidade na Grande Cuiabá que, em 2007, atingiram índices menores que em 2006, disse o secretário, ressaltando que o esforço será redobrado durante todo o ano de 2008, especialmente em datas especificas, como o Carnaval e outros eventos e feriados”.
A partir do próximo dia 22, as Bases Comunitárias de Segurança realizarão blitz educativas e preventivas em todas os bairros atendidos pelas unidades. Na oportunidade serão distribuídos materiais com dicas de segurança e telefones de emergência.
POLÍCIA MILITAR – Durante a apresentação do planejamento, o comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito de Campos Filho, destacou os locais e modus operandi de atuação. “Teremos aproximadamente 1,7 mil homens atuando na Baixada Cuiabana e cerca de 4 mil em todo o Estado. Além da Grande Cuiabá, as ações serão reforçadas nos municípios de maior rotatividade de pessoas, como Santo Antônio do Leverger, Livramento, Bonsucesso, Chapada dos Guimarães e outros”. Durante o período, a Polícia Militar vai reforçar o policiamento ostensivo (a pé e ciclístico), motorizado (motocicleta e viatura) e os pontos de barreira e triagem.
POLÍCIA CIVIL- A Polícia Judiciária Civil vai reforçar o atendimento de ocorrências dos quatros Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC’s) da Grande Cuiabá e das delegacias do interior do Estado. De 1º a 05 de fevereiro, as unidades policiais da Capital e do interior irão trabalhar com escala especial. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento das delegacias e o atendimento à população. “Vamos disponibilizar um efetivo suficiente para atender a demanda. A finalidade é dar as unidades condições para fazer o atendimento emergencial de forma rápida e eficiente, atuando em conjunto com as forças de segurança”, disse o diretor geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa. Ao todo serão 271 policiais civis entre delegados, escrivães e investigadores, nas unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento. Os CISC’s terão atendimento 24 horas. No interior também haverá equipe especial centralizadas em cada cidade das doze regionais.
CORPO DE BOMBEIROS– Durante o período carnavalesco, o Corpo de Bombeiros Militar trabalhará com todo o efetivo operacional e administrativo, inclusive com retorço de mais 25 Militares do Comando Geral. Para o comandante da Área Metropolitana, tenente coronel Alexandre Rogrigues, “o período de Carnaval é marcado por um aumento considerável no número de ocorrências de acidentes de um modo geral e, dentre os vários fatores que geram esse aumento, destacam-se o consumo excessivo de bebidas alcoólicas combinado com direção e grande concentração popular em locais públicos. Tomando como premissa base esses fatores, a Corporação deve concentrar esforços e se organizar estratégica e operacionalmente preparando-se para atender a sociedade a contento”.
Estiveram presentes na reunião representantes de todas as instituições da Sejusp, dos juizados da infância e adolescência de Cuiabá e Várzea Grande, da PRF, Guarda Municipal de Cuiabá, do Detran, da Secretaria de Cultura de Cuiabá, da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, além de prefeitos e representantes das prefeituras da Baixada Cuiabana.
Comentários