Confrontos deixam pelo menos 30 mortos no Iraque
Pelo menos 30 pessoas morreram hoje em confrontos entre uma milícia xiita e as Forças de Segurança iraquianas na cidade de Nassiriya, capital da província meridional de Dhi Qar, informou hoje a televisão iraquiana Al Sharqiya.
No entanto, outras fontes de segurança iraquianas elevaram o número para 50 mortos e 70 feridos.
Segundo as primeiras informações, um franco-atirador teria matado cerca de 30 pessoas, já que hoje se celebra na cidade a festividade xiita do Ashura, a mais importante do calendário desta comunidade.
Os confrontos ocorreram no bairro de Salhiya, no centro da cidade, que é considerado um reduto da milícia Exército Mehdi, fiel ao clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr, e de sua milícia rival Brigadas de Badr, leal ao religioso xiita Abdel Aziz al-Hakim.
No entanto, uma fonte que pediu para não ser identificada disse à Agência Efe em Nassiriya que os choques se dão entre as Forças de Segurança iraquianas e seguidores de Ahmed al-Hassan, líder de uma seita messiânica xiita Jund al-Samaa (soldados do paraíso).
Hassan diz ser o enviado do Mahdi (imam oculto), que, segundo a tradição xiita, voltará para instaurar a Justiça no mundo.
Vários oficiais da Polícia iraquiana morreram nos confrontos, entre eles o coronel Zamel Ramid, diretor de operações da província, e o coronel Rahim Jassim.
Comentários