Faculdades particulares ofertam vagas para candidatos não aprovados na UFMT
Candidatos interessados em ingressar em uma Instituição de Educação Superior (IES) este ano aproveitam as vagas ofertadas pelas universidades particulares de Cuiabá, mediante o Processo Seletivo por Agendamento. Na maioria dos casos, são estudantes oriundos do ensino médio que perderam o prazo de inscrição dos vestibulares em 2007. Eles vêem na oportunidade a única alternativa de iniciar, ainda em 2008, o curso de graduação pretendido.
A estudante Thais Barbosa Machado, 21 anos, não se inscreveu no Vestibular 2008/1 do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) porque estaria viajando no dia das provas. "Nem cheguei a fazer minha inscrição", conta, acrescentando que o Processo Seletivo por Agendamento foi uma grata surpresa. "É interessante saber que as faculdades estão observando as reais necessidades dos alunos. Não fosse a Modalidade por Agendamento, certamente só começaria a fazer faculdade em 2009", avalia. A estudante optou pelo curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda em função da afinidade com a área. Em relação ao Unirondon, ela destaca que escolheu a IES devido à estrutura do curso. "O Unirondon tem o melhor curso de Publicidade e Propaganda do Estado. A estrutura dos laboratórios e o nível do corpo docente são excelentes", ressalta.
Outro fator relacionado ao aumento da procura pelo Processo Seletivo por Agendamento é a data de divulgação do resultado das IES públicas, representadas em Mato Grosso pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A secretária-acadêmica da Faculdade para o Desenvolvimento do Estado e do Pantanal Mato-grossense (Unipan), Valdecira de Almeida Ambrósio, aponta que a maioria dos estudantes não tem condições financeiras de arcar com o custo da inscrição em mais de uma instituição, optando sempre pelas faculdades públicas. "Quem não tem dinheiro para inscrever-se em uma faculdade particular, espera sair o resultado da UFMT e/ou Unemat, para, somente então, procurar uma faculdade particular", avalia.
Ela enfatiza a importância do Processo Seletivo por Agendamento para a inclusão desses estudantes no ensino superior. "Para quem não teve oportunidade de se inscrever no vestibular, essa é uma excelente oportunidade, inclusive para melhorarmos o índice de inclusão social do País", reforça.
A Faculdade de Campo Verde também adotou o método. Implantada em 2003 pelo Grupo Unirondon, a instituição oferece vagas para os cursos de Administração e Pedagogia mediante concurso de redação por Agendamento.
Na região Sudeste do País, o método de Processo Seletivo já foi consolidado e é adotado em praticamente todas as IES. "Esse tipo de processo seletivo é positivo para nós, porque dá tempo aos candidatos indecisos, que precisam esperar resultados da USP, da PUC-SP", explica Beatriz Costa Bernardes, assessora da reitoria da Universidade São Marcos, em São Paulo, que oferece vagas ociosas por Agendamento.
Amanda Cristina Monteiro Quadrini, 21, conseguiu uma dessas vagas e vai cursar jornalismo neste semestre. "Foi muito prático, eu arrumei um dia livre, liguei e fui fazer o exame. Dois dias depois, entrei na internet e vi que fui aprovada", conta ela, que não prestou vestibular para nenhuma instituição pública.
Comentários