Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 15:34
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


A indefinição do governo quanto à solução para o endividamento agrícola e as restrições ambientais serão temas do encontro entre produtores e representantes da classe política na manhã deste sábado, no Sindicato Rural de Tangará da Serra.

A reunião é promovida pelo Sindicato Rural, com apoio da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso – Famato -, Associação de Produtores de Soja – Aprosoja - e Associação dos produtores de Algodão – Ampa. Além de produtores e lideranças do setor rural, o encontro terá as presenças do deputado estadual Wagner Ramos (PR) e do suplente de deputado federal, Saturnino Masson (PSDB - que assumirá uma cadeira na Câmara Federal por pelo menos quatro meses), e de representantes do poder público municipal.

Em relação ao endividamento, um dos principais temas diz respeito à prorrogação do prazo para reestruturação definitiva do endividamento agrícola – antes previsto para 31 de dezembro - para 31 de março. A justificativa do Governo Federal para a prorrogação é, principalmente, a perda de arrecadação do Governo Federal com o fim da CPMF. A extinção do imposto aumentou a indefinição do Planalto quanto à solução definitiva cobrada pelos produtores e pela bancada ruralista em Brasília.

Os produtores defendem que a solução definitiva para a dívida, que hoje passa de R$ 120 bilhões, é fundamental para o desenvolvimento do setor agrícola. "São coisas acumuladas com planos econômicos, com o custo Brasil, a logística, a tributação ao longo do tempo. Mesmo que tenhamos tido safras boas nesse período, o endividamento foi se acumulando. A agricultura vai bem, só que o agricultor está mal, está endividado. Então temos que arrumar uma solução para o agricultor, de tal forma que ele possa recuperar sua renda e ter tranqüilidade para continuar produzindo”, observou o deputado federal Homero Pereira (PR/MT), um dos líderes da bancada ruralista no Congresso.

As limitações impostas ao segmento pela logística precária e pela legislação ambiental serão outros temas abordados no encontro. Além do presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Normando Corral, estarão presentes membros da diretoria e associados da entidade, e também o presidente da Famato, Rui Carlos Prado; o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira da Silva; o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Famato, Ricardo Arioli, e o presidente da Ampa, Sérgio De Marco. O encontro terá início às 08h00.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189969/visualizar/