Por intransigência familiar criança Xavante morre em MT
Uma criança Xavante de 1 ano e 2 meses faleceu no Pronto Socorro de Barra do Garças. A causa mortis foi pneunomonia bacteriana, o que descarta a informação de que teria sido vitimada por febre amarela. Na verdade, o Pronto Socorro havia recomendado a transferência da bebê para Goiânia desde às 6h55 do dia 11/1; porém, não recebeu autorização dos familiares, especialmente do avô da criança, o cacique Aniceto Xavante, para o deslocamento.
Somente às 18h, após o agravamento do quadro de saúde da criança e depois de muito diálogo e diversas tentativas de toda equipe com o responsável, foi autorizada a remoção da menor, que veio a falecer a caminho de Goiânia.
Com relação à cobertura vacinal/2007 no Dsei Xavante, todos os indicadores são positivos. No caso da Febre Amarela em áreas Xavantes, de uma população geral de 13.153 indíviduos, foram vacinados 99,73%.
Para esta quarta-feira, (16/1), estava programado o início do reforço da imunização nas crianças que não podiam ser vacinadas, devido à idade, e nos adultos que não fizeram a programação iniciada na aldeia Sangradouro.
Comentários