Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 15 de Janeiro de 2008 às 23:12

    Imprimir


Em seu tradicional discurso anual realizado na MacWorld, convenção da Apple em San Francisco, o diretor-executivo Steve Jobs anunciou algumas novidades de sua empresa: confirmou o lançamento de um laptop ultrafino, apresentou novas funções para o iPhone, a possibilidade de alugar vídeos na loja virtual iTunes e também um equipamento para armazenar arquivos do Mac com memória de até 1 terabyte.

O produto mais esperado foi anunciado por Jobs como o “notebook mais fino do mundo”, segundo o site de tecnologia “Cnet”, que acompanhou o evento ao vivo. O portátil de 1,36 kg tem tela de 13,3 polegadas e 1,93 cm de espessura quando fechado (sua parte mais fina tem espessura de apenas 0,41 cm). A novidade estará disponível nas lojas dos EUA em duas semanas.

O modelo com processador Core 2 Duo da Intel de 1,6 GHz, 2 GB de memória RAM e 80 GB de disco rígido sairá por US$ 1,8 mil nos EUA. Ele tem uma entrada USB, uma áudio e uma micro-DVI; falta, no entanto, um drive para a leitura de DVDs. A empresa promete duração de cinco horas de bateria, quando utilizada a conexão sem fio à internet.

Segundo a agência de notícias Reuters, os notebooks vêm sendo um dos mais fortes segmentos da Apple. Em seu quarto trimestre fiscal, encerrado em setembro, a empresa vendeu 1,34 milhão de laptops MacBook e MacBook Pro, 37% acima do total do mesmo período no ano anterior.

iPhone

Entre as mudanças no iPhone, a tela do aparelho poderá ser totalmente personalizada para exibir qualquer página de internet. Também será possível mandar mensagens de texto para múltiplos destinatários e visualizar a letra da música tocada no aparelho naquele momento. Uma parceria entre Apple, Google e Skyhook Wireless levará ao celular uma ferramenta de mapas, que mostra a localização do usuário e caminhos para chegar a um destino. A atualização com todas essas novidades é gratuita.

Algumas dessas novas funções também estarão disponíveis no iPod touch, mas será necessário pagar US$ 20 para acessá-las. Por esse valor, o tocador terá a solução de mapas e outras ferramentas que mostram o valor de ações e as condições climáticas.

Em sua apresentação, o diretor-executivo comemorou a venda do telefone multimídia iPhone, lançado em junho do ano passado. “Hoje faz 200 dias que o iPhone foi lançado e, com muita satisfação, anuncio que o aparelho já vendeu 4 milhões de unidades”, afirmou, segundo o site de tecnologia “Cnet”. A média é de 20 mil iPhones comercializados a cada dia.

Filmes

Expandindo os serviços oferecidos pela loja virtual iTunes (ainda não disponível no Brasil), a empresa anunciou a possibilidade de os internautas “alugarem” filmes via internet. Até o final de fevereiro, esse novo formato de fornecimento de conteúdo adotado pela Apple contará com cerca de 1 mil títulos para aluguel, de estúdios como Touchstone, Miramax, MGM, Lionsgate e New Line Cinema.

O “aluguel” custa US$ 2,99, sendo que os lançamento sairão por US$ 3,99. O internauta terá 30 dias para assistir ao arquivo baixado da internet ou 24 horas, depois de começar a vê-lo. O conteúdo ou parte dele poderá ser transferido para o iPod, iPhone ou para o computador (Mac e PC).

Outra alternativa para os fãs de filmes é a nova Apple TV, que dispensa o computador na hora de baixar vídeos da internet. Antes compatível apenas com o iTunes, a "Apple TV 2" passará a receber conteúdo de outras fontes, como YouTube, Flickr e fotos armazenadas no computador. O equipamento estará disponível nos EUA daqui a duas semanas por US$ 229.

Durante o evento, Jobs também anunciou o lançamento de um equipamento chamado Time Capsule (cápsula do tempo), que será utilizado para backup de Mac. A novidade, disse o diretor-executivo, se parece com um Mac Mini ou Apple TV e estará disponível também em fevereiro em duas versões: 500 GB (US$ 300) e 1 terabyte (US$ 500).

Tradição

Neste ano, a MacWorld, maior convenção anual da empresa, será realizada até 18 de janeiro. A convenção é a ocasião preferida de Steve Jobs para lançar novos produtos e mapear o curso que a empresa tomará ao longo do ano.

Seus pronunciamentos em tom de espetáculo também vêm cada vez mais ditando o rumo para os setores de eletrônica e computação, e nos últimos anos receberam mais destaque do que os eventos da CES, que acontece em Las Vegas mais ou menos na mesma época.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190258/visualizar/