Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Janeiro de 2008 às 22:47

    Imprimir


BEIRUTE - Um carro-bomba atingiu na terça-feira um veículo da embaixada dos Estados Unidos em Beirute, matando pelo menos três pessoas e ferindo 16.

A bomba provocou uma coluna de fumaça no céu da cidade, arrancou reboco dos prédios e danificou pelo menos seis carros num bairro cristão da zona norte da capital libanesa, além do veículo blindado da embaixada.

A explosão coincide com a visita de uma semana do presidente George W. Bush ao Oriente Médio. Na terça-feira ele está na Arábia Saudita.

A visita não inclui o Líbano, mas Bush é um importante defensor do governo libanês em sua disputa de poder contra a oposição, liderada pelo Hezbollah, apoiado pela Síria.

O Departamento de Estado dos EUA disse ter havido quatro mortos --um a mais que no relato do governo libanês. Um funcionário da embaixada e o motorista, ambos libaneses, estavam no veículo. O motorista e um transeunte norte-americano ficaram levemente feridos.

Fontes de segurança disseram que dois dos mortos eram libaneses e o terceiro era sírio. Os corpos foram cobertos com sacos plásticos, e poças de sangue se formaram no asfalto.

"Gostaria apenas de declarar o ultraje dos EUA contra o ataque terrorista que aconteceu hoje no Líbano", disse em Riad a secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, que acompanha Bush.

"Na medida em que houver qualquer pensamento de intimidação num ataque deste tipo, os EUA evidentemente não vão se deixar deter em seus esforços para ajudar o povo libanês, ajudar as forças democráticas no Líbano, ajudar o Líbano a resistir à interferência estrangeira em seus assuntos", afirmou.

Em nota, a Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o secretário-geral, Ban Ki-Moon, "deplora este ato de terror e estende sua solidariedade às famílias dos mortos e feridos".




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190260/visualizar/