Papa suspende visita a universidade de Roma após protestos
O papa Bento 16 suspendeu a visita que faria à Universidade La Sapienza de Roma no dia 17, informou o Vaticano nesta terça-feira.
"Devido ao caso bem conhecido em relação à visita do Santo Padre à Universidade La Sapienza, que, a convite do Magnífico Reitor, seria realizada em 17 de janeiro, considerou-se oportuno adiar o evento. O Santo Padre enviará, de todos os modos, o discurso previsto", afirmou o Escritório da Imprensa da Santa Sé.
Um grupo de 67 professores tinha pedido a anulação da visita por considerar o papa um "obscurantista" e por "ter dito, em 1990, que o processo da igreja contra Galileu tinha sido razoável e justo".
Grupos de estudantes tinham convocado manifestações de protestos para a próxima quinta-feira.
Eles tinham previsto organizar no recinto universitário uma "manifestação sonora" (com música a todo volume) na mesma hora na qual o papa estivesse falando.
Além disso, tinham planejado celebrar uma "procissão" para protestar pela negativa do Vaticano de reconhecer os casais homossexuais.
Fontes do Ministério do Interior italiano asseguraram que a suspensão não aconteceu por motivos de segurança.
A anulação da visita aconteceu após vários dias de protestos de estudantes, troca de acusações entre a classe acadêmica e a política e poucas horas depois de uma centena de universitários ocuparem a reitoria da La Sapienza nesta terça.
Os estudantes, da chamada "rede de autoformação", exigiam garantias das autoridades da instituição docente para poder se manifestar na quinta-feira contra a visita dentro da cidade universitária, onde fica a Sala de aula Magna, na qual o papa tinha previsto pronunciar seu discurso.
"Queremos manifestar nosso desacordo e que a cidade universitária seja um lugar livre, sem zonas de exclusão", disse um porta-voz dos jovens, que colocaram cartazes nas quais se lia "A ciência é laica", "La Sapienza refém do Papa", "Não papa" e "Bento 16 fique no Vaticano".
Grupos de estudantes contrários à visita romperam em aplausos ao saberem do cancelamento.
Comentários